Audiência sobre reforma política


30/03/2015 14:57 | Da assessoria da deputada Vanessa Damo

Compartilhar:

Vanessa Damo (2ª à dir.) acompanha pronunciamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168816.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com objetivo de debater a reforma política, Vanessa Damo (PMDB) participou da audiência pública da Câmara Itinerante, iniciativa da Câmara dos Deputados, que ocorreu na Assembleia Legislativa, na manhã de sexta-feira, 27/3.

A proposta de reforma discutida em Brasília defende, principalmente, o fim da reeleição, a forma do financiamento de campanha eleitoral e o tempo de duração de mandatos. "O Brasil precisa urgentemente de uma mudança no seu sistema eleitoral. Somente dessa forma poderemos avançar nas questões políticas do país", destacou Vanessa.

A deputada ressalta que o PMDB defende o sistema de voto majoritário nas eleições proporcionais, o que acaba com a possibilidade de um candidato com poucos votos ser eleito por conta das coligações ou puxadores de votos. A medida proposta permite que somente os candidatos que receberam mais votos, ou seja, que possuam maior representação popular, sejam eleitos.

A audiência pública foi presidida pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez (PSDB). A sessão também discutiu temas como o pacto federativo e a crise hídrica no Brasil, temas que foram expostos pelos deputados André Moura (PSC-SE) e o deputado Celso Pansera (PMDB-RJ), respectivamente.

vdamo@al.sp.gov.br

alesp