Marina Abramovic, principal nome mundial da performance, visita a Assembleia Legislativa


01/04/2015 20:28 | Da assessoria do deputado Carlos Bezerra Jr.

Compartilhar:

Marina Abramovic e Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg168944.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marina Abramovic <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg168938.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid, Rita Passos, Fernando Capez, Marina Abramovic e Carlos Bezerra Jr.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg168941.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Bezerra Jr, Marina Abramovic e Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg168937.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Bezerra Jr., Marina Abramovic e Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg168939.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rita Passos e Marina Abramovic  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg168940.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez, Marina Abramovic e Carlos Bezerra Jr<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg168942.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marina Abramovic e Carlos Bezerra Jr<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg168943.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Eleita pela Time Magazine, dos Estados Unidos, uma das 100 pessoas mais influentes do mundo no ano de 2014, a artista sérvia Marina Abramovic visitou nesta quarta-feira a Assembleia Legislativa de São Paulo.

De acordo com a publicação norte-americana, sua influência extrapola o universo da arte, por isso não está listada junto com os artistas, mas como ícone mundial, ao lado de nomes como o papa Francisco, Vladimir Putin e Hillary Clinton.

Marina Abramovic se dedica há 40 anos à arte da performance, área em que é considerada o principal nome mundial. Ela explora os limites do corpo e das emoções humanas em suas obras, que se mantêm na vanguarda artística durante décadas. Além disso, fundou recentemente o MAI (Marina Abramovic Institute), que pretende ser seu legado e uma base da formação de futuras gerações.

Tornou-se conhecida no Brasil pela performance O Artista Está Presente, parte da retrospectiva de sua carreira apresentada em 2010 no MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, que atraiu mais de 850 mil pessoas. O vídeo em que olha nos olhos de seu ex-companheiro, Ulay, teve mais de 9 milhões de visualizações no YouTube.

Direitos humanos

Outro ponto importante da carreira da artista é o ativismo em defesa dos direitos humanos. No ano de 2008, fez parte do documentário Stories on Human Rights, encomendado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos por colaborar com iniciativas na área em todo o mundo. De passagem pelo Brasil para a exposição Terra Comunal, no Sesc Pompeia, agregou a seu trabalho performances de artistas locais, entre eles o baiano Ayrson Heráclito, que trabalha a temática da escravidão.

É esse trabalho que motivou o convite feito pelo deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB) para uma aproximação iniciada com a visita. O deputado é autor da chamada Lei Bezerra (14.946/2013), considerada pela ONU o exemplo legislativo mundial no combate ao trabalho escravo, exemplo do protagonismo da casa na temática.

"Foi uma grata surpresa descobrir que a maior artista performática do mundo se compromete de maneira tão profunda com os direitos humanos e com a vida. Esse encontro entre a arte e a política nos humaniza, nos aproxima dos sentimentos e dos anseios da população.", declarou o deputado Carlos Bezerra Jr.

Colaboração cultural

Marina Abramovic interessou-se pelos projetos da Assembleia Legislativa na área de direitos humanos e liberdades individuais e assumiu o compromisso de uma colaboração cultural durante sua estada em São Paulo. Segundo a artista, "é importante a presença da arte num espaço como este, já que a arte comunica valores, verdades e sentimentos de uma forma única".

A importância institucional da visita foi ressaltada pelo presidente, deputado Fernando Capez: "A Assembleia Legislativa de São Paulo tem estatura para ter protagonismo internacional, representamos o maior colégio eleitoral do Brasil e tomamos decisões de vanguarda. A visita de Marina Abramovic, um ícone internacional, demonstrando interesse por projetos que aprovamos aqui e em colaborações futuras confirma essa convicção."

Também participaram da recepção a Marina Abramovic a deputada Rita Passos (PSD) e o 2º secretário da Mesa Diretora, Edmir Chedid (DEM).

alesp