Ato reinstala frente em defesa de institutos e fundações do Estado
07/04/2015 22:08 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Maurício Garcia
Com a presença de diversos representantes de institutos de pesquisa e de fundações, foi reinstalada nesta terça-feira, 7/4, a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo. Seu coordenador, deputado Carlos Neder (PT), ressaltou que a reinstalação teve o apoio de mais 34 parlamentares.
Neder disse que o trabalho da frente na legislatura anterior foi de grande importância, e que foi enriquecido pela participação das entidades representativas dos servidores. O coordenador afirmou que, embora haja notícias de recuo da intenção do governador de extinguir tanto a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e a Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), os projetos de lei ainda estão em tramitação na Assembleia.
O coordenador da frente ressaltou que, mesmo assim, é preciso manter um canal de diálogo, e afirmou que o líder do governo na Assembleia, deputado Cauê Macris (PSDB), se dispôs a ajudar nesse diálogo. Para Neder, é necessário, antes de qualquer decisão sobre os institutos e fundações, realizar audiências públicas com a participação do Executivo, dos trabalhadores e dos deputados.
O deputado Davi Zaia (PPS) foi declarado eleito vice-coordenador da frente, e também foi aprovado o regimento interno que guiará os trabalhos, que têm duração prevista até o dia 4/3/2019. Agradecendo sua indicação, Davi Zaia comprometeu-se a abrir diálogo e negociação entre as instituições de pesquisa e o governo.
Peso diminuto
Compuseram a mesa dos trabalhos representantes de institutos de pesquisa e fundações, que se manifestaram contrários à extinção das entidades. Ex-secretário de Planejamento e da Fazenda do Estado de São Paulo, Frederico Mazzucchelli se disse perplexo com a proposta de extinção dos institutos. Ele lamentou a "enorme ignorância em relação ao papel que exercem no Estado as fundações e institutos de pesquisa", que, apesar de sua importância, têm "peso diminuto" no orçamento. "É preciso dar a eles visibilidade social", afirmou.
Há também a questão política, continuou Mazzucchelli: "É fácil dizer que pode fechar, pois o governador quer passar imagem de austeridade". Porém, estimular a pesquisa nesses institutos é gerar investimentos, disse.
Falaram Ida Bismara, presidente da Associação dos Funcionários do Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), Geraldo Antunes, do SINTPq (Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia), e Paula Picciafuoco, presidente da Associação dos Funcionários da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), que reclamou da falta de diálogo entre o governo e os servidores. Segundo o diretor do Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal/Fundação Prefeito Faria Lima), Alfredo Santana, a proposta de extinção desse instituto é baseada em dois grandes equívocos. O impacto orçamentário da manutenção da Cepam é irrisório, e a entidade cumpre importante papel junto aos municípios e trabalha para melhorar a qualificação profissional de servidores públicos.
Da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), Carlos Jorge Rosseto, após ressaltar a importância da pesquisa para o Estado, reclamou que os institutos têm sido sucateados, pois não recebem recursos suficientes nem realizam concursos para preencher cargos vagos. Presidente da Associação de Funcionários do Instituto Botânica, Tania Valeriano criticou o descaso com que os institutos estão sendo tratados.
A seguir, a palavra foi dada a representantes de diversos institutos presentes no público, como dos institutos Florestal, Biológico e Butantã, IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e Fundap. Em comum, reclamaram da insegurança em que vivem, sempre ameaçados de extinção de seus institutos, bem como da falta de estrutura para trabalhar.
Também citaram a ameaça de terceirização dos serviços e da falta de diálogo. Rafael, servidor da Fundap, citou como exemplo da importância do trabalho da entidade o fato de ela elaborar o Plano Plurianual do Estado, além de auxiliar prefeituras e secretarias.
Carlos Neder comentou que, quando forem instaladas as comissões temáticas na Assembleia, irá defender a criação, na Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação, de uma subcomissão para tratar dos institutos e fundações de pesquisa de forma permanente.
O coordenador anunciou que a frente se reunirá, para estabelecer seu plano de trabalho, na próxima terça-feira, 14/4, às 10h. Informou ainda que o relatório das atividades da frente na 17ª Legislatura foi publicado na página 15 do Diário Oficial, caderno Legislativo, no último dia 27/3. Participou ainda da reunião a deputada Márcia Lia (PT).
A íntegra dos PLs 38 e 39/2015, que propõem a extinção do Cepam e da Fundap, pode ser consultada no Portal da Assembleia - al.sp.gov.br " no link Projetos.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições