5º Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde

Evento é realizado anualmente no Parlamento paulista por iniciativa do 1º secretário
15/04/2015 19:22 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:

V Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169056.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

De 13 a 16/4 está sendo realizado o 5º Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde, evento que se tornou oficial no Parlamento paulista por iniciativa do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT). O encontro pela Mesa Diretora e pela Comissão de Assuntos Desportivos, com apoio da Liderança do PT, ocorre das 8h30 às 18h, com abertura no plenário Juscelino Kubitschek no dia 13/4, às 20h, e debates nos dias subsequentes no auditório Franco Montoro.

Enio Tatto foi o autor da Resolução 822/2012 que prevê que o evento obedeça ao formato de apresentação de palestras e trabalhos acadêmicos e que tenha os textos referentes às apresentações publicados pela Assembleia Legislativa e distribuídos aos participantes e bibliotecas de instituições de ensino superior.

"Podemos viver sem esporte, mas se o praticarmos, de forma disciplinada, vamos viver mais e melhor. O seminário, ao abordar temas importantes com especialistas de renome, fornece aos participantes subsídios para que eles multipliquem os conhecimentos em seus locais de origem", observa o deputado.

Neste ano serão abordados, nos dias 14 e 15/4, os seguintes temas: a Olimpíada de 2016 no Brasil; ranqueamento dos participantes dos jogos olímpicos; importância da atividade física para indivíduos com dores musculoesqueléticas; lazer, bicicleta e mobilidade urbana; experiência com o futebol de botão e o "projeto terapêutico singular"; intervenções multiprofissionais em escolas; e o exemplo do programa "New Moves".

No dia do encerramento, serão ministradas as seguintes palestras: caminhos possíveis para sócioeducação pelo esporte; a responsabilidade da escola; gestão profissional de atividade física e seu impacto sobre a saúde; como evitar a cirurgia do joelho; e Mentalma, educação para a saúde.

Serão palestrantes Nádia Campeão, professores Jorge Steinhilber, Leandro Calazans Nogueira, Luiz Gonçalves Junior, Marcos Bragrichevsky, Karin Louise Dunker, Rosângela da Silva Domingos, Suraya Cristina Darido, Paulo Henrique Azevêdo e Marco Kawamura Demange, além de Rogério de Almeida Freitas.

"Durante quatro dias aprofundaremos os debates sobre esportes e saúde com a presença de políticos, técnicos, gestores públicos e interessados, o que vai nos levar a uma produção multidisciplinar sobre um assunto tão essencial para as nossas vidas", conclui Enio Tatto.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp