Parlamentar critica desativação de oficinas culturais


10/04/2015 11:26 | Da assessoria do deputado Luiz Fernando

Compartilhar:

Secretário de Cultura, Marcelo Araújo, e o deputado Luiz Fernando <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169134.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luiz Fernando (PT) esteve na quinta-feira, 9/4, com o secretário estadual de Cultura, Marcelo Mattos Araújo, para buscar alternativas para manter a sede regional da Oficina Cultural Guiomar Novaes, em São João da Boa Vista. No último dia 20, a Secretaria da Cultura anunciou o fechamento da oficina, o que provocou o descontentamento de artistas da região, que procuraram o mandato de Luiz Fernando para intervir no caso.

A agenda foi acompanhada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez , que demonstrou o seu apoio à reivindicação.

Para Luiz Fernando, essa mudança pode "sepultar a cultura na região", considerando a importância da sede da oficina para o fomento e organização dos projetos. O parlamentar insistiu para que o secretário reveja à decisão, mas a medida será mantida.

De acordo com o secretário, o governo do Estado reduziu o orçamento de várias secretarias, o que levou a pasta a reestruturar alguns programas. Araújo garantiu ao deputado, porém, que a mudança não vai interferir nas atividades oferecidas pelas oficinas que serão realizadas em parceria com a prefeitura e instituições locais.

O parlamentar faz críticas à gestão do PSDB, à frente do governo estadual há 20 anos. "Isso mostra o descaso do governo estadual com os projetos culturais, que não têm recebido recursos suficientes, visto que a cultura caminha junto com a educação e o esporte, alternativas para o bem social", disse.

lfernando@al.sp.gov.br

alesp