Frente parlamentar debate soluções para represa Billings

Encontro contou com a participação de especialistas em crise hídrica
15/04/2015 20:29 | Da Redação: Janaina Romão Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Mesa de trabalhos da frente parlamentar debate soluções para represa Billings<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169309.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana do Carmo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169310.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169311.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório Teotônio Vilela na tarde desta quarta-feira, 15/4 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169312.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marta Angela Marcondes, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169313.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paula Ciminelli, representante do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169314.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renato Tagnin, professor de Gestão Ambiental do Senac<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169315.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira, 15/4, foi lançada a Frente Parlamentar em defesa da Recuperação da Represa Billings, sob a coordenação dos deputados petistas Ana do Carmo, Luiz Fernando Teixeira, Luiz Turco e Teonílio Barba. Eles compuseram a mesa ao lado de profissionais convidados.

Luiz Fernando Teixeira afirmou que a Frente tem o propósito de fazer a Billings voltar a ter água de qualidade, ressaltando que está em jogo as condições do maior reservatório do Estado. O deputado ainda comentou a poluição da represa, que recebe muito descarte de esgoto.

O professor de Gestão Ambiental do Senac, Renato Tagnin, apresentou um estudo que mostra como a expansão urbana, inclusive o Rodoanel, prejudicou ao longo dos anos o abastecimento de água no Estado. Enfatizou também que é poluída a água distribuída à população, e que há perspectivas de que isso piore no futuro.

Consórcio do ABC

A Frente também recebeu a representante do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Paula Ciminelli, que apresentou um relatório de reuniões feitas entre representantes da Sabesp, Cetesb e autoridades do governo. Os relatórios mostram que o representante da Sabesp faltou a diversos encontros marcados, os quais tinham o objetivo de solucionar a crise hídrica. Paula ainda acrescentou que o problema não é apenas a falta de chuva mas também a falta de investimentos. "Há dez anos estudos já apontavam a crise", afirmou.

A professora e pesquisadora Marta Angela Marcondes, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), defensora da Billings há mais de 20 anos, está pesquisando a presença de bactérias e algas na água da Billings, provenientes da quantidade de lixo e dejetos químicos na represa.

alesp