Frente parlamentar debate soluções para represa Billings
15/04/2015 20:29 | Da Redação: Janaina Romão Fotos: Márcia Yamamoto
Nesta quarta-feira, 15/4, foi lançada a Frente Parlamentar em defesa da Recuperação da Represa Billings, sob a coordenação dos deputados petistas Ana do Carmo, Luiz Fernando Teixeira, Luiz Turco e Teonílio Barba. Eles compuseram a mesa ao lado de profissionais convidados.
Luiz Fernando Teixeira afirmou que a Frente tem o propósito de fazer a Billings voltar a ter água de qualidade, ressaltando que está em jogo as condições do maior reservatório do Estado. O deputado ainda comentou a poluição da represa, que recebe muito descarte de esgoto.
O professor de Gestão Ambiental do Senac, Renato Tagnin, apresentou um estudo que mostra como a expansão urbana, inclusive o Rodoanel, prejudicou ao longo dos anos o abastecimento de água no Estado. Enfatizou também que é poluída a água distribuída à população, e que há perspectivas de que isso piore no futuro.
Consórcio do ABC
A Frente também recebeu a representante do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Paula Ciminelli, que apresentou um relatório de reuniões feitas entre representantes da Sabesp, Cetesb e autoridades do governo. Os relatórios mostram que o representante da Sabesp faltou a diversos encontros marcados, os quais tinham o objetivo de solucionar a crise hídrica. Paula ainda acrescentou que o problema não é apenas a falta de chuva mas também a falta de investimentos. "Há dez anos estudos já apontavam a crise", afirmou.
A professora e pesquisadora Marta Angela Marcondes, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), defensora da Billings há mais de 20 anos, está pesquisando a presença de bactérias e algas na água da Billings, provenientes da quantidade de lixo e dejetos químicos na represa.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações