Apoio do Estado para castração de animais


24/04/2015 16:24 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Centros veterinários precisam de recursos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169551.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM), 2º secretário da Assembleia, reafirmou a importância do apoio do governo do Estado em relação ao repasse de recursos financeiros às prefeituras para o estabelecimento ou manutenção dos programas permanentes instituídos para o controle reprodutivo de animais urbanos. Este investimento é essencial às administrações públicas municipais.

No entender do parlamentar, os programas de controle de natalidade de cães e gatos contemplam as atividades definidas pelo próprio Código de Defesa Animal. O intuito é diminuir a incidência de zoonoses, a disseminação de doenças infectocontagiosas e a redução de cães e gatos abandonados, que podem motivar acidentes ou agressões ao cidadão.

"O objetivo é controlar a natalidade e, com isso, a população de cães e gatos nos municípios, principalmente aqueles que não possuem muitos recursos financeiros. Com o apoio do Estado, as prefeituras poderão proporcionar cirurgias de esterilização em animais, cujos donos são de baixo poder aquisitivo, e fornecer orientação sobre a saúde animal", disse.

A castração é considerada a única forma realmente eficaz e humanitária de controle populacional de animais, visto que atualmente a alternativa mais utilizada no país é o extermínio. "Muitas prefeituras nos procuram pedindo recursos para este tipo de atividade. Espero que o governo do Estado, mais uma vez, possa atender a este pedido", finalizou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp