R$ 207 milhões para infraestrutura hídrica


30/04/2015 18:37 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Geraldo Alckmin, Edmir Chedid e André Bozola<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169779.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Poder Executivo liberou nesta quarta-feira, 29/4, R$ 207 milhões às obras de proteção e recuperação dos recursos hídricos, além de melhorias ao saneamento de todas as regiões do Estado. No Circuito das Águas, a medida beneficiará Águas de Lindoia, Lindoia e Socorro, conforme indicação do 2º secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM).

O investimento será repassado aos municípios por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e aplicado de maneira descentralizada. "Estes recursos serão de responsabilidade de prefeituras ou entidades da sociedade civil. No total, foram 296 contratos, 84% deles com municípios, 12% com entidades da sociedade civil e 4% com órgãos estaduais", disse.

O parlamentar explicou que entre os municípios beneficiados estão três do Circuito das Águas. "Os contratos com Águas de Lindoia, Lindoia e Socorro, cujo prefeito é André Bozola, contemplam, ações do Plano Estadual de Recursos Hídricos, como o desenvolvimento racional da irrigação e a conservação e proteção dos mananciais superficiais e abastecimento urbano (9%)".

Na prática, os recursos irão resultar em intervenções como obras de controle de perdas em redes de abastecimento, estações de tratamento de esgoto, implantação de galerias de águas pluviais, promoção de ações educacionais para o uso racional da água, obras para a melhoria dos sistemas municipais de distribuição de água e recuperação das nascentes e mata ciliar.

echedid@al.sp.gov.br

alesp