Lançamento de frente parlamentar reúne especialistas em segurança pública

O coordenador, Coronel Camilo, disse que a frente ouvirá vozes contrárias e todas as propostas serão analisadas
08/05/2015 19:30 | Da Redação: Josué Rocha - Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Auditório Paulo Kobayashi durante lançamento da Frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170081.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evaldo Roberto Coratto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170082.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cel. Camilo, Fernando Capez e Major Olímpio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170083.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A homenageada Sueli Andruccioli Felix, professora de pós-graduação de Ciências Sociais da Unesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170084.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cel. Camilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170085.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170086.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gil Lancaster<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170087.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades civis e militares participaram do lançamento da Frente Parlametar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170088.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Italo Miranda Júnior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170089.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Major Olímpio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170090.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ruth Pereira Karbstein também foi homenageada na reunião da Frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170092.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sérgio Heleno Amorim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170093.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ary Friendenbach<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170094.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar de Segurança, realizada nesta sexta-feira, 8/5, na Assembleia Legislativa, reuniu grande número de autoridades civis e militares. A qualificação dos integrantes da frente foi citada no discurso do presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez. Ele lembrou a experiência na área da segurança pública do coordenador da frente, deputado Coronel Camilo (PSD) - comandante-geral da Polícia Militar de 2009 a 2012, e de outros integrantes, como os deputados Delegado Olim (PP) e Gil Lancaster (DEM).

Participação de todos

"Queremos a participação de todos, inclusive de vozes contrárias; vamos considerar todas as propostas. O que for de competência dos deputados, será feito na medida do possível. As propostas que forem de âmbito do governo estadual ou da esfera municipal, serão encaminhadas e acompanhadas", declarou Camilo.

O coordenador adiantou alguns temas que farão parte da pauta dessa frente parlamentar, como a valorização do Policial Militar, a melhoria da estrutura oferecida para o desempenho das funções, a integração das forças policiais no combate à criminalidade e o fortalecimento dos conselhos de segurança (Consegs).

Cooperação dos Consegs

Evaldo Roberto Coratto, coordenador estadual dos Consegs, elogiou a instalação da frente: "ficamos muito felizes pela criação desse fórum de debates e nos sentimos muito honrados pelo convite e pela oportunidade de cooperar com esse trabalho." Durante a cerimônia, Ruth Pereira, decana dos Consegs, que atua há mais de 50 anos na região de Guaianases, foi homenageada com entrega de comenda e flores.

Outro integrante com larga experiência na atividade policial, Delegado Olim, ponderou que a segurança pública afeta a todos, pobres e ricos, pois a violência alcança todas as camadas sociais. "Sabemos o que é ser policial, passar dificuldade financeira, sofrer com falta de estrutura, ver colega levar tiro, enfim, o dia a dia do policial a gente conhece", declarou o parlamentar.

Gil Lancaster relembrou sua experiência como policial militar. "Saí por problemas de saúde, mas tenho o orgulho de ter pertencido à unidade da Rota, de 1981 a 1987." Ele declarou que em muitas ocasiões, ao sair para o trabalho, se despedia da esposa como se não fosse voltar para casa, pois se sentia como se estivesse indo para uma guerra. "Não sabia se voltaria vivo", disse, reiterando a necessidade de aumentar o salário dos policiais e melhorar a estrutura para o exercício da função policial.

Presentes à solenidade, o deputado federal Major Olímpio (PDT/SP) e o vereador paulistano Ari Friedenbach também manifestaram apoio à causa da segurança pública. Olímpio, após declarar que essa frente será uma referência para outros parlamentos, disse que "a polícia é o escudo da sociedade, pois faltam outras políticas públicas em prol do cidadão."

alesp