Assinado decreto que cria e regulamenta a Agemvale


08/05/2015 18:29 | Da assessoria do deputado Davi Zaia

Compartilhar:

Davi Zaia (2º à esq.) em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170098.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi assinado na manhã desta sexta-feira, 8/5, pelo governador Geraldo Alckmin, o decreto que regulamenta as atividades da Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a Agemvale, uma autarquia formada por 39 municípios, divididos em cinco grupos. A Lei Complementar que criou a Agência foi sancionada em 12 de janeiro.

O deputado estadual Davi Zaia (PPS), recém eleito presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais (CAMM) da Assembleia Legislativa do Estado, esteve presente na cerimônia que regulamenta as ações a serem articuladas na 10ª região mais populosa entre as Regiões Metropolitanas institucionalizadas do país.

"Essa regulamentação assinada hoje é muito importante por definir as atribuições e as competências da agência, que tem como objeto um território de grande diversidade econômica, sem contar o excelente potencial turístico. Fomentar seu crescimento só trará bons frutos às mais de dois milhões de pessoas que vivem na Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte", comenta o parlamentar.

Como presidente da CAMM, Zaia estará à frente da análise de projetos e demandas diretamente relacionadas a municípios e áreas metropolitanas do Estado. A CAMM pode deliberar, por exemplo, sobre questões como divisão territorial, mobilidade urbana e transporte. "Uma das nossas preocupações é discutir a mobilidade urbana, pela enorme quantidade de pessoas que moram nestas regiões. Sem esquecer os demais municípios que congregam boa parte da população e têm demandas específicas. Vamos trabalhar para construir um fórum de debate amplo, orientando as iniciativas da Casa no sentido de atender essas necessidades".

davizaia@al.sp.gov.br

alesp