Programa de TV debate opções de parto


11/05/2015 18:58 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Milton Jorge e Orlando Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170157.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em homenagem às mães pelo seu dia, o programa Personalidade Mais, exibido no último fim de semana pela TV Mais, abordou um tema de extrema importância para as futuras mamães: o que é melhor, parto normal ou cesariana? Para falar sobre esse assunto, o deputado Orlando Morando (PSDB) entrevistou o médico ginecologista e obstetra Milton Jorge.

Muitas mulheres, especialmente as mães de primeira viagem, têm bastante dúvida quanto ao tipo de parto que desejam ter. Apesar de, na teoria, o parto natural ser o mais indicado e priorizado pelos médicos, na prática as coisas não funcionam bem assim, e, muitas vezes, são realizadas cesarianas sem necessidade.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 52% das futuras mamães optam pela cesariana no Brasil, sendo que 82% são realizadas na rede privada e 37% na rede pública. Claro que alguns desses casos acontecem por ordem médica, mas há também as mães que desconsideram o parto normal por medo da dor ou em busca de um processo mais rápido.

omorando@al.sp.gov.br

alesp