Campanha para detecção precoce da hepatite C na Assembleia

Evento marca o Dia Nacional das Hepatites - 19 de maio
18/05/2015 20:17 | Da Redação

Compartilhar:

Dia Nacional de Lutas contra a Hepatite C, que será marcado por uma grande campanha de detecção precoce da doença, em funcionários e deputados deste Poder<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170167.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pela primeira vez em sua história, a Assembleia paulista reverencia o Dia Nacional de Lutas contra a Hepatite C, que será marcado por uma grande campanha de detecção precoce da doença, em funcionários e deputados deste Poder, com idade superior a 40 anos. A campanha será realizado na próxima terça-feira, 19/5, das 10 às 17h, no Hall Monumental da Alesp.

O evento será realizado em parceria com a organização de apoio aos portadores de hepatites, a ONG C TEM QUE SABER C TEM QUE CURAR e tem o apoio do presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez, que é coordenador da Frente Parlamentar de Lutas contra a Hepatite C. Para conhecer a ong, acesse www.ctemquesaber.com.br

O exame consiste em uma simples picadinha no dedo. O objetivo é descobrir pacientes que não sabem que são portadores da patologia e encaminhá-los para tratamento no Sistema Único de Saúde. Será utilizado o teste rápido que dá o resultado na hora.

A hepatite C é uma doença silenciosa e geralmente não apresenta sintomas. Ataca o fígado podendo causar cirrose e câncer e ainda não possui vacina. Cerca de 3 milhões de brasileiros estão infectados e a maioria não sabe. A doença mata cerca de 12 pessoas precocemente ao dia no Brasil por conta da detecção tardia. Por isso, a importância dessa campanha que descobre infectados desavisados e os encaminha para tratamento em uma ação ativa de promoção a saúde.

alesp