Objetividade será a tônica da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação

A promessa é do novo presidente, deputado Orlando Bolçone
12/05/2015 19:55 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Orlando Bolçone eleito presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170225.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Machado eleito vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170226.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta terça-feira, 12/5, da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170227.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170228.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta terça-feira, 12/5, da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170229.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a promessa de ser "extremamente objetivo", o deputado Orlando Bolçone (PSB) assumiu a presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação. Para o cargo de vice, foi eleito o deputado Luiz Fernando Machado (PSDB). A reunião que definiu os nomes para a presidência e vice-presidência ocorreu nesta terça-feira, 12/5, com a participação dos deputados que integrarão a CCTI: Carlos Neder (PT); Davi Zaia (PPS): Delegado Olim (PP); Gil Lancaster (DEM); Mauro Bragato (PSDB) e Reinaldo Alguz (PV). Farão parte também dessa Comissão os deputados Barros Munhoz (PSDB); Feliciano Filho (PEN) e Rafael Silva (PDT).

Bolçone agradeceu indicação de seu nome à presidência e disse ter sido a CCTI sua opção, por preferência e pelo conhecimento da área. Lembrou que ocupou o cargo de secretário municipal de Planejamento de Rio Preto por 20 anos e, assim, pôde acompanhar o desenvolvimento do Estado desde a década de 1980.

Plano diretor

Entre as prioridades da CCTI, Bolçone citou o Plano Diretor de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo: "vamos acompanhar e dar suporte a esse plano que está sendo coordenado pela Fapesp".

Bolçone informou que 39 cidades do interior paulista nutrem interesse em desenvolver programas de ciência e tecnologia. "Entretanto, os municípios têm pouco acesso e conhecimento sobre os programas de inovação. Portanto, esse será um dos desafio da CCTI: o de levar essa estratégica política e de desenvolvimento econômico e social para as cidades que querem se inserir nos programas de inovação do Estado".

TV Alesp

Com relação às transmissões da TV Alesp, Orlando Bolçone afirmou que as informações da Assembleia Legislativa não chegam às regiões de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Bauru em razão da concomitância de horários com as Câmaras locais. Ele sugeriu a ampliação de convênios de compartilhamento do sinal de tevê com os municípios.

O vice-presidente da CCTI, deputado Luiz Fernando Machado, sugeriu a "elaboração de um planejamento de trabalho que possa surtir efeito positivo para as pessoas que necessitam das decisões da comissão".

Em princípio, as reuniões da CCTI ocorrerão às quartas-feiras, às 11 h.

alesp