Audiência pública debate diabetes tipo 1


18/05/2015 20:03 | Da Redação

Compartilhar:


Gil Lancaster (DEM) vai promover audiência pública, no dia 20/5, às 14h30, no auditório Paulo Kobayashi, para debater o diabetes tipo 1, doença que acomete atualmente mais de 13 milhões de brasileiros. Lancaster é autor do Projeto de Lei 415/2015, que institui a Semana Estadual do Diabetes Tipo 1.

O encontro contará com a presença de especialistas no assunto, tais como Carlos José da Costa, presidente da ADJ (Associação de Diabetes Juvenil); Karla Melo, médica endocrinologista e diabética tipo 1 há mais de 40 anos; Luis Eduardo Procópio Calliari, médico endocrinologista e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes); Fadlo Fraige Filho, presidente da ANAD (Associação Nacional de Assistência ao Diabético).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o país ocupa o quarto lugar no ranking mundial da doença, atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos. "Muitas características do diabetes tipo 1 ainda são pouco conhecidas e muitas vezes compreendidas de forma equivocada", explica Gil Lancaster. "Uma pesquisa revelou que 34% das pessoas diagnosticadas com diabetes não sabem se sofrem do tipo 1 ou 2, e isso é muito grave, porque as duas doenças têm causas, complicações e tratamentos diferentes um do outro", alerta o deputado.

gillancaster@al.sp.gov.br

alesp