Parlamento Jovem Paulista projeta edição comemorativa para 2015


14/05/2015 19:57 | Da Redação: Kelly Lopes e Giulia Mendes Fotos: Mauricio Garcia e José A. Teixeira

Compartilhar:

Guilherme Arduini, Sonia Hernandez, Lígia Favaretto <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170388.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Tritapepe, diretor do Departamento de Documentação e Informação da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170390.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Guilherme Arduini, Sonia Hernandez e Lígia Favaretto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170391.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Debate sobre nova edição do Parlamento Jovem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170392.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quinta feira, 14/5, os organizadores do Parlamento Jovem Paulista estiveram em reunião com estagiários da Assembleia e com participantes do Parlamento Jovem, para debaterem a nova edição do Parlamento Jovem.

Neste ano, a Assembleia Legislativa de São Paulo completa 180 anos e, em edição comemorativa, os organizadores projetam uma "viagem ao tempo" ao ano de 1835, quando a Assembleia Legislativa foi instalada. Os participantes desta edição 2015 deverão elaborar projetos de lei que auxiliariam a população daquela época. A intenção é levar os jovens a pensar modelos de leis que poderiam ter sido apontados naquela época mas que também fariam diferença nos dias de hoje.

Rodrigo Tritapepe, diretor do DDI (Departamento de Documentação e Informação), falou da importância de o jovem conhecer a história da capital paulista. O projeto visa um fortalecimento institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, presente nesses 180 anos de historia. Para isso, o Acervo da Assembleia produzirá uma exposição digital, com totens e a criação de um site interativo. "Um resgate histórico com a tecnologia do futuro", acrescenta Rodrigo.

Além da edição comemorativa do Parlamento Jovem, será criado um concurso de monografia nas escolas do Estado sobre os 180 anos da Assembleia Legislativa.

O Parlamento Jovem Paulista foi instituído pela Assembleia Legislativa com o objetivo de possibilitar aos jovens estudantes uma visão da democracia. A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo.

Estiveram presentes na reunião os organizadores: Sônia Hernandez (Coordenadora do Parlamento Jovem), Naiara Perrucci (DDI), Lígia Favaretto (DDI) e Guilherme Arduini (Acervo histórico).

alesp