Seminário discute Reforma Política


19/05/2015 12:38 | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:

Cotia sedia debate sobre reforma política<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170483.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Está em discussão na Câmara dos Deputados um pacote de reforma política que sugere alterações no sistema político e eleitoral atual. O texto divide opiniões de políticos e especialistas, principalmente na questão da criação do chamado sistema "distritão" nas eleições do Legislativo.

Ampliando a discussão sobre o assunto, a Câmara Municipal dos Vereadores de Cotia organizou o seminário de discussões sobre Reforma Política. O deputado Gilmaci Santos (PRB) participou da discussão que aconteceu na noite de segunda-feira, 18/5, e reuniu vereadores, deputados estaduais e federais, além de lideranças regionais e políticas.

Gilmaci discursou sobre a preocupação que o Partido Republicano Brasileiro tem com o andamento das discussões no Congresso Nacional. "O "distritão" nos preocupa, porque é uma maneira de aniquilar com os partidos menores", disse o deputado, que afirmou que os 21 deputados federais do PRB não votarão a favor da reforma nos moldes atuais. Santos lembrou também que é necessário fazer uma reforma política, mas que ela deve ser feita com parcimônia.

Nesta semana, o presidente nacional do PRB, o advogado Marcos Pereira, se posicionou com relação ao texto em tramitação no Congresso Nacional. Segundo Pereira, o "distritão" é um sistema aplicado apenas em países como Afeganistão e Jordânia. "Será um duro golpe na representatividade e nas minorias, favorecendo candidatos com maior poder econômico e localizados nos grandes centros", explicou o advogado.

gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp