Debate sobre transposição da represa do Jaguari


20/05/2015 17:00 | Da assessoria da deputada Ana do Carmo

Compartilhar:

Audiência pública será na Câmara Municipal de Santa Isabel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170540.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A transposição de águas da represa Jaguari, na Bacia do Paraíba do Sul, para o abastecimento do Sistema Cantareira será tema de audiência pública na Câmara Municipal de Santa Isabel, no interior paulista, na próxima quinta-feira, 21/5. O evento será realizado em parceria com os mandatos da deputada Ana do Carmo (PT) e do vereador isabelense Orlando Paixão e tem como objetivo debater com a população o processo anunciado pela Sabesp, em janeiro.

Entre alguns dos problemas levantados pelos parlamentares está o índice negativo de tratamento de esgoto da cidade, fato que inviabilizaria a transposição. "A Sabesp e o governo do Estado se viram no desespero diante da crise hídrica, mas estão planejamento uma ação a toque de caixa. Como vão fazer a transposição da água do (represa) Jaguari para a Cantareira se não há tratamento de esgoto na cidade? Vão transportar esgoto?", questionou a deputada.

Além da questão do esgoto, a audiência pretende cobrar do Estado a recuperação do reservatório para múltiplo uso. "Santa Isabel tem um potencial grande de turismo. Se a represa for recuperada, adequadamente, pode ser explorada nesse sentido. Antes de pensar em enviar água do Jaguari é preciso resolver a situação na própria cidade com a Sabesp", completou Ana do Carmo. A audiência será realizada a partir das 18h30, no plenário da Câmara Municipal (Praça Prefeito Hyeróclito Eloy Pessoa de Barros, 33 " Jardim Monte Serrat).

anadocarmo@al.sp.gov.br

alesp