Presidente da Sabesp deverá vir à Comissão de Infraestrutura

Crise hídrica e reajuste de tarifa deverão ser abordados
20/05/2015 20:01 | Da Redação Monica Ferrero " Fotos: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

 Alencar Santana Braga preside os trabalhos da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170570.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Infraestrutura da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170571.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Massafera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170572.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170573.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta quarta-feira, 20/5, da Comissão de Infraestrutura da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170574.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170575.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Infraestrutura da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170576.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cezinha de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170577.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jerson kelman, presidente da Sabesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170597.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira, 20/5, a Comissão de Infraestrutura reuniu-se para deliberar sobre sua pauta. Foram aprovados cinco requerimentos, todos de autoria do presidente, deputado Alencar Santana Braga (PT).

Um deles convida o presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Jerson Kelman, para falar "sobre a grave crise hídrica que assola o Estado de São Paulo, sobre o andamento das obras que seriam destinadas a amenizar a crise de abastecimento e sobre o reajuste acima da inflação solicitado pela companhia, apesar da falta de água enfrentada diariamente por milhares de cidadãos".

Alencar Santana Braga disse também que é preciso que a população tenha informações sobre a situação das obras emergenciais que estão sendo feitas, bem como sobre as obras para ampliar, de modo definitivo, a oferta de água. O deputado Roberto Massafera (PSDB) ponderou que a falta de água é mais grave na região metropolitana, portanto esse deveria ser o foco do presidente da Sabesp.

Braga concordou, mas ressaltou que na região de Campinas há também graves problemas de abastecimento de água. Além do mais, continuou, a população do Vale do Paraíba poderá ser afetada também, a depender das medidas que serão tomadas em relação à retirada de água do rio Paraíba.

Informações

Três requerimentos de informações também foram aprovados. O primeiro deles solicita à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), detalhamento sobre a obra de extensão da linha 13 - Jade da CPTM, que ligará a capital até o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Do Metrô, o segundo requerimento pede informações sobre a obra de extensão da linha 2, que ligará a capital até Guarulhos, especialmente a previsão de início e conclusão das obras. Por fim, o terceiro requerimento pede à Dersa dados sobre o ritmo dos trabalhos das obras do Rodoanel, trecho norte, bem como a data de conclusão das obras.

Também foi aprovada indicação à presidente da República e ao governador do Estado de São Paulo para que estudem a implantação de corredores exclusivos de ônibus na rodovia Presidente Dutra, do trevo de Bonsucesso em Guarulhos até a marginal do rio Tietê, na capital, bem como a implantação de corredores exclusivos também na marginal do rio Tietê.

O presidente ainda lembrou que, nos termos constitucionais, serão convidados para vir prestar contas de suas gestões secretários estaduais de áreas afins à Comissão de Infraestrutura, ou seja, os de Habitação, Transportes e Recursos Hídricos. Participaram também da reunião os deputados Ramalho da Construção (PSDB), Luiz Turco (PT), Cezinha de Madureira (DEM), Marcos Neves (PV), Itamar Borges (PMDB), Fernando Cury (PPS) e Gileno Gomes (PSL).

alesp