Carlos Bezerra Jr. é eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos

Beth Sahão fica com a vice-presidência do órgão técnico
20/05/2015 18:18 | Da Redação - José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Carlos Bezerra Jr. <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170612.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170613.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta quarta-feira, 20/5, da Comissão de Direitos Humanos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170614.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170615.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170616.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170617.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira, 20/5, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais (CDH) reuniu-se para eleição de seu presidente e vice-presidente. Por unanimidade, foram eleitos, respectivamente, os deputados Carlos Bezerra Jr. (PSDB) e Beth Sahão (PT).

Ao agradecer sua eleição, Bezerra Jr. ressaltou que quatro mulheres compõem a CDH, sendo uma delas sua vice-presidente. Disse ser uma honra presidi-la, após atuar por quatro anos, na legislatura passada, em sua vice-presidência, quando considerou que, ao lado do ex-deputado Adriano Diogo (PT), foi feito um bom trabalho, quando temas importantes foram trazidos à luz, como a questão do trabalho escravo, dos trotes, do tráfico de pessoas e da violência obstétrica.

Diretrizes de trabalho

O presidente disse que manterá a tradição da CDH de trabalhar sem que os temas derivem para o "embate político-eleitoral ou para a promoção pessoal". Essa é uma das diretrizes de trabalho que Bezerra Jr. propôs para o funcionamento da comissão.

Beth Sahão agradeceu a seus pares e destacou a importância social dos temas que são abordados na CDH e seu papel de acolher as demandas da sociedade. Disse também esperar que a comissão "mantenha os avanços e conquistas" já obtidos na Assembleia, e que o trabalho seja em consenso "para minimizar o sofrimento dos excluídos dos seus diretos".

O deputado Raul Marcelo (PSOL) também falou do importante papel social da CDH, "principalmente na situação social do Brasil, que convive com uma herança de extrema violência, onde por vezes o próprio Estado abusa da força". Informou também que irá deixar pauta de sugestões de temas a serem abordados pela comissão.

O presidente Bezerra Jr. pediu que todos os componentes da CDH fizessem o mesmo, trazendo cinco temas para debate, de modo a permitir que se possa montar uma agenda de temas comuns para discussão.

Luiz Carlos Gondim (SDD) pediu que a CDH ouça as demandas dos assistentes sociais e psicólogos, que pedem a aprovação do PLC 6/2013. O deputado Roberto Trípoli (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente, sugeriu que alguns temas possam ser tratados em conjunto.

Por acordo entre os presentes, decidiu-se que a CDH irá reunir-se às quartas-feiras, às 15 horas. Participaram também da reunião os deputados Hélio Nishimoto (PSDB), Márcia Lia (PT), Adilson Rossi (PSB), Marta Costa (PSD) e Clélia Gomes (PHS).

alesp