Instalada frente parlamentar por políticas de atenção integral à saúde da mulher
Por iniciativa do deputado Atila Jacomussi (PCdoB), foi instalada nesta quarta-feira, 20/5, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Atenção Integral da Saúde da Mulher.
Com a presença dos deputados Marcos Damásio (PR) e Gileno (PSL), de vereadores e moradores da Grande São Paulo, especialmente dos municípios do ABC, Atila abriu a sessão falando da sua preocupação com as políticas públicas de atendimento à mulher, principalmente às voltadas ao câncer de mama e de como foi intensa a luta para a instalação da frente. Em seguida, fez um pequeno histórico de como a luta contra o câncer vem se intensificando, permitindo que a expectativa de vida da mulher tenha crescido bastante nos últimos anos.
O deputado disse ainda acreditar que a frente possa debater os principais problemas de saúde da mulher, entre eles as doenças cardiovasculares e o câncer de mama, que são as maiores causas de morte feminina. Dizendo que a falta de informação é o maior problema que as mulheres enfrentam, o deputado pretende ainda, para evitar mortes prematuras por causa do câncer da mama, propor a universalização da mamografia e do exame clínico das mamas.
Dizendo que a inspiração para a luta contra o câncer da mama foi a morte da ex-mulher, Karina, que foi vítima de câncer mesmo sendo uma pessoa bem informada em questões de saúde por ser enfermeira e instrumentadora, uma prova, segundo Atila, de que o câncer não atinge apenas os desinformados.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições