Deputado propõe criação do Fundo Estadual de Defesa Animal


26/05/2015 13:33 | Da assessoria do deputado Feliciano Filho

Compartilhar:

Feliciano Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170839.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Feliciano Filho (PEN) apresentou nesta segunda-feira, 25/5, à Assembleia Legislativa, uma proposta ao governador para que sejam estabelecidas regras para a criação do Fundo Estadual de Defesa Animal (Feda), destinado ao repasse de recursos financeiros, por meio de convênios, a prefeituras e entidades de defesa e proteção animal. A finalidade do fundo será garantir a castração e identificação dos animais e a conscientização da população em prol da posse e guarda responsável, além de cobrir o custeio e infraestrutura às entidades que trabalham com animais silvestres e exóticos, muitos deles vítimas do desmatamento e de resgate de tráfico e maus-tratos.

"O bem-estar dos animais, além de tratar-se de questão humanitária, é questão de saúde pública e meio ambiente," justifica Feliciano. "As Organizações Mundial e Panamericana de Saúde e até a própria Secretaria de Estado da Saúde defendem que o melhor método de Controle Populacional de Animais deve se dar por meio da esterilização. Nada mais justo que existam recursos para a celebração de convênios com entidades do setor a fim de realizar tais programas e viabilizar as condições para que a rede de proteção e defesa animal se organize", declarou.

Segundo o deputado, tal reinvindicação é um antigo desejo da proteção animal, dada sua importância e a necessidade de melhorias, além de ser imprescindível para o pleno cumprimento da política ambiental do governo do Estado.

A indicação, se aprovada pelos deputados, será encaminhada ao Palácio dos Bandeirantes.

felicianofilho@al.sp.gov.br

alesp