CCJR aprova pareceres de PLs sobre petróleo e a Cesp
A Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR), presidida pela deputada Célia Leão (PSDB), reuniu-se nesta quarta-feira, 27/5, para deliberar sobre pauta. Dentre as proposituras aprovadas, estão os pareceres dados aos PLs 456 e 529/2015, ambos tramitando em regime de urgência.
O PL 456/2015 trata da fiscalização, arrecadação, lançamento e cobrança das compensações financeiras e das participações governamentais devidas ao Estado de São Paulo decorrentes da exploração e da produção de petróleo e gás natural, por concessão, permissão, cessão e outras modalidades administrativas.
Após a leitura do parecer favorável, feita pelo relator Coronel Camilo (PSD), que ainda rejeitou as nove emendas propostas, houve debate entre os deputados presentes.
O deputado José Américo (PT) afirmou que o PL 456/2015 é inconstitucional, pois a fiscalização dos recursos do petróleo é de competência federal, no que foi secundado pelo deputado Professor Auriel, também do PT. Ambos registraram seu voto contrário à propositura, sendo que o deputado Afonso Lobato (PV) registrou voto favorável à emenda 9.
Também foi aprovado, após leitura do parecer pelo relator Caio França (PSB), o PL 529/2015, que autoriza a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) a constituir subsidiárias, participar do bloco de controle ou do capital de outras empresas e formar consórcios. As 17 emendas apresentadas foram rejeitadas pelo relator.
Os deputados José Américo e Professor Auriel registraram seus votos favoráveis à emendas, assim como o deputado André Soares (DEM), favorável à emendas de sua autoria.
Parto e bebês
A CCJR ainda deliberou, em tramitação ordinária, sobre pauta de 45 itens. Dentre os pareceres aprovados estão os dados aos PLs 437, 402 e 414, todos de 2015. O PL 437, da deputada Leci Brandão (PCdoB) propõe a instituição do Pacto Estadual Social para Humanização da Assistência ao Parto e Nascimento em todos os estabelecimentos de saúde do Estado.
Já o PL 402/2015, da deputada Beth Sahão (PT), torna obrigatória a realização do Teste do Quadril, um exame para detectar a displasia do desenvolvimento dos quadris, em todos os recém-nascidos nos berçários das maternidades do Estado. Por fim, o PL 414/2015, do deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB), trata do direito ao aleitamento materno.
Participaram também da reunião os deputados Antonio Salim Curiati (PP), Marcos Zerbini (PSDB), Gilmaci Santos (PRB), Roberto Tripoli (PV), Milton Vieira (PSD) e Rodrigo Moraes (PSC), além de Wellington Moura (PRB) e Cezinha de Madureira (DEM).
A íntegra das proposituras constantes da pauta da reunião e sua tramitação podem ser consultadas no Portal da Assembleia - al.sp.gov.br - no link Projetos. A pauta completa da reunião está no link Comissões.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições