Fluxo de imigrantes haitianos no Brasil é discutido na Comissão de Direitos Humanos

Refugiados vêm sendo submetidos a condições precárias de trabalho
27/05/2015 19:49 | Da Redação: Giulia Mendes Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Adilson Rossi, Carlos Bezerra Jr. e Beth Sahão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg171025.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Bezerra Jr na presidência dos trabalhos da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg171027.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta quarta-feira, 27/5, da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg171028.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Direitos Humanos debate fluxo de imigrantes haitianos no Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg171029.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Direitos Humanos aprovou, nesta quarta-feira, 27/5, requerimento que solicita a realização de audiência pública para debater ações de proteção e acolhimento de refugiados haitianos no Estado de São Paulo, bem como ouvir as autoridades responsáveis pelo recente fluxo de imigração do país caribenho.

O requerimento é do presidente da comissão, Carlos Bezerra Jr. (PSDB), que apontou os problemas relacionados à imigração, como as condições precárias de trabalho a que os refugiados vêm sendo submetidos; a forma como eles ingressam no país; e a falta de sintonia entre os diversos entes da federação (município, Estado de São Paulo, Estado do Acre e União).

Violência nas redes sociais

A deputada Beth Sahão (PT) fez um pedido de encaminhamento de um novo requerimento de audiência pública ao Ministério Público sobre denúncia de estupro contra uma moradora de rua, realizado por estudantes universitários de Catanduva. O acontecimento foi gravado e postado nas redes sociais. Foi aprovado também um requerimento da deputada sobre divulgação de vídeos íntimos com conteúdo humilhante contra jovens do Bairro do Grajaú (zona sul da capital), desencadeando uma discussão sobre sexualidade e machismo nas comunidades, sexualização dos meninos, casos de suicídios de vítimas após exposições nas redes sociais e invasão de privacidade. Será enviado um requerimento ao Ministério Público devido à gravidade e popularização desses acontecimentos.

Aldeia Itakupe

O parlamentar Roberto Tripoli (PV) solicitou o envio ao Ministério Público de requerimento do deputado Carlos Giannazi (PSOL) sobre a situação dos índios da Aldeia Itakupe - Sol Nascente, situada no pico do Jaraguá. Pediu também a realização de uma diligência ao local, assessorada por técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Participaram também da reunião os deputados, Hélio Nishimoto (PSDB), André Soares (DEM), Adilson Rossi (PSB), Raul Marcelo (PSOL), Clélia Gomes (PHS) e Márcia Lia (PT).

alesp