Palestra sobre fotografia é oferecida aos funcionários da Assembleia


28/05/2015 19:00 | Da Redação: Giulia Mendes - Fotos: Vera Massaro

Compartilhar:

 Maurício Garcia, fotógrafo profissional <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg171088.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Recursos de câmeras são demonstrados no evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg171089.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palestra sobre fotografia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg171090.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maurício Garcia durante os ensinamentos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg171091.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes na palestra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg171092.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para os admiradores de fotografia, o fotógrafo Maurício Garcia deu uma palestra sobre como tirar o melhor proveito dos recursos de suas câmeras. Ele deu dicas básicas de como operar a câmera, onde fica e como funciona cada elemento, como diafragma, obturador e ISO. Também falou sobre a importância da luz e a composição das imagens.

Durante a conversa, Maurício explicou que assistindo a bons filmes e indo a exposições de arte, por exemplo, é possível se aprimorar o olhar. Para isso é importante perceber detalhes como a posição de câmera, os efeitos de luz, os contornos e contrastes.

Para dar uma ideia mais ampla de como operar uma câmera, ele abriu um simulador no computador e esclareceu os efeitos que a luz causa na foto com as diferentes combinações de ajustes.

Aconselhou ainda a quem deseja adquirir uma câmera mais avançada, que se faça as seguintes perguntas: o quanto está disposto a pagar, qual será o objetivo (profissional ou amador) e qual o tipo de câmera (com lente fixa ou com objetivas intercambiáveis). O fotógrafo também explicou a Regra dos Terços, uma técnica de composição em que o fotógrafo divide o visor em nove partes iguais, que indicam o posicionamento ideal dos elementos da imagem.

Durante a palestra aos funcionários da Casa, ele atendeu os participantes e tirou dúvidas. O encontro, que faz parte do projeto Tarde da Arte, aconteceu nesta quarta-feira, 28/5, teve o apoio do Departamento de Recursos Humanos da Assembleia.

alesp