Frente Parlamentar para acompanhamento das obras do Rodoanel é relançada
29/05/2015 19:34 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Maurício Garcia e Márcia Yamamoto
Nesta sexta-feira, 29/5, foi relançada a Frente Parlamentar para Acompanhamento das Obras do Trecho Leste, Trecho Norte e Finalização do Trecho Sul do Rodoanel, coordenada pela deputada Vanessa Damo (PMDB).
Segundo a deputada, o relançamento da frente se fez necessário porque a obra não está finalizada, pois falta parte no trecho leste, até a rodovia Presidente Dutra. O trecho norte está com obras iniciadas, embora em ritmo lento, e a intenção é fiscalizar o andamento e resguardar os direitos da população envolvida e também a questão ambiental.
A coordenadora ainda apresentou um balanço dos trabalhos da frente. Ela citou que uma das vitórias foi a autorização, pelo Executivo, no último dia 28/5, da construção, no trecho leste do Rodoanel, de uma interligação para a Estrada dos Fernandes, em Suzano. Vanessa afirmou que a obra irá dinamizar a economia da região e, principalmente a cidade de Ribeirão Pires, que poderá ter polo industrial próximo.
Papel fiscalizador
O deputado Atila Jacomussi (PCdoB) destacou a importância do Rodoanel, que disse ser a maior obra viária do Brasil. Afirmou que uma das tarefas da frente será fiscalizar as obras, mas também cobrar o ressarcimento de impactos por elas causado, como os danos pelo extensivo tráfego de caminhões em estrada da Colônia, no trecho sul do Rodoanel. Vanessa Damo lembrou que trechos da Estrada dos Fernandes estão com o mesmo problema.
Estavam presentes também o representante da Dersa, Ermes da Silva; Milton Córdova, representante do secretário de Logística e Transportes, Duarte Nogueira; e Marcos Fonseca, da concessionária SPMar, que opera o trecho sul do Rodoanel. Eles comentaram a apresentação do balanço dos trabalhos da frente feita pela coordenadora Vanessa Damo e falaram de sua disposição em colaborar com o andamento da frente.
Ermes da Silva destacou a importância do Rodoanel, mas disse que, quando do início das obras, no ano de 2000, previa-se que a demanda total de tráfego seria atingida em 2030. Porém, mesmo incompleto, essa demanda já foi atingida, com quinze anos de antecedência. Falou ainda que o trecho norte deverá ser finalizado em 2017.
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