Abraço à Guarapiranga alerta para a preservação dos mananciais


01/06/2015 17:44 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:

Enio Tatto, Jair Tatto e Nabil Bonduki no abraço à Guarapiranga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171214.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sob a garoa deste domingo, 31/5, a 10ª edição do Abraço à Guarapiranga reuniu milhares de pessoas no Parque da Barragem e no Parque Ecológico Guarapiranga, na zona sul da capital. "O ato teve o objetivo de chamar a atenção da população e das autoridades sobre a importância de preservar nossos mananciais. A represa Guarapiranga é responsável pelo abastecimento de água de cerca de quatro milhões de pessoas, além de ser um importante polo de lazer, esportes e turismo", comenta o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT).

O deputado destaca que o mote da 10ª edição - Água é um direito humano. Não se vende, defende-se - deixa claro que nada justifica que a água seja tratada como mera mercadoria e que a sociedade deve defendê-la, protegê-la e buscar uma nova cultura de cuidado. "As pessoas fizeram uma manifestação pública de respeito e carinho com as fontes de água de São Paulo. Um ato de indignação e de denúncia pelo descuido com a preservação de nossos mananciais, principalmente por parte da Sabesp e do governo do Estado", acrescenta Tatto.

Enio Tatto lembra sua luta na Assembleia Legislativa para aprovar as leis específicas da Billings e da Guarapiranga. "O Estado sabe o que deve e o que não deve fazer em termos de investimentos. Leis existem. O que é preciso agora são o Estado fiscalizar e as prefeituras adaptarem-se às leis para termos coleta e tratamento de esgoto e fazer a urbanização adequada para que nossos mananciais sejam recuperados", observa.

O Abraço Guarapiranga 2015 contou coma a participação e apoio da subprefeitura de Capela do Socorro, Greenpeace e Grupo Escoteiro Almirante Tamandaré 21, entre outras organizações. Também presentes o deputado federal Nilto Tatto (PT), vereador Jair Tatto (PT) e o secretário de Cultura da capital, Nabil Bonduki.

Durante o Abraço, foram realizados plantio de mudas de árvores, caminhada, missa campal, exposições, oficinas de educação ambiental, passeio ciclístico, piquenique e shows musicais, culminando com o abraço simbólico à represa Guarapiranga.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp