Ônibus movidos a hidrogênio


16/06/2015 17:26 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Orlando Morando, presidente EMTU Joaquim e governador Geraldo Alckmin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171691.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na segunda-feira (15/6), em São Bernardo do Campo, o deputado Orlando Morando (PSDB) acompanhou o governador Geraldo Alckmin na entrega de três ônibus movidos a hidrogênio para transporte urbano. Trata-se da primeira frota brasileira e teve coordenação da EMTU. Os ônibus vão circular no trecho Diadema/Morumbi, do Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD).

"É um projeto de grande importância, principalmente ambiental, pois, além de oferecer transporte eficiente, de qualidade e limpo, ainda reduz os poluentes e oferece mais qualidade de ar", comentou Morando.

O projeto é totalmente brasileiro, desenvolvido sob contrato de pesquisa financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com recursos do Global Environment Facility (GEF) e da Agência Brasileira de Inovação (Finep), por meio do Ministério de Minas e Energia.

Cabe à EMTU/SP monitorar todos os testes realizados pelos veículos e apresentar as especificações técnicas dos equipamentos. Os testes começaram em 2010, com o lançamento de um veículo protótipo que ainda circula no Corredor São Mateus-Jabaquara, na Região Metropolitana de São Paulo.

Apenas um seleto grupo de países conseguiu desenvolver e operar ônibus com essa tecnologia, entre eles Alemanha, Canadá, Estados Unidos e agora o Brasil.

Com o objetivo de homenagear a conquista da engenharia nacional, as carroçarias dos veículos foram decoradas com desenhos de pássaros representativos de nossa fauna.

omorando@al.sp.gov.br

alesp