Sessão solene na Assembleia comemora 107 anos da imigração japonesa

Participaram os oito parlamentares nikkeis eleitos nas três esferas de governo
16/06/2015 20:28 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos:Vera Massaro

Compartilhar:

 Harumi Goya, Helio Nishimoto, Jooji Hato, Takahiro Nakamae e Juniti Saito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171757.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Convidados da solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171758.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Walter discursa na solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171759.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Takahiro Nakamae, Cônsul do Japão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171761.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Convidados da solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171762.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 107 anos da imigração japonesa recebem homenagem na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171763.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> George Hato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171764.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene na Assembleia comemora 107 anos da imigração japonesa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171785.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges discursa na solenidade que comemora 107 anos da imigração japonesa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171786.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 107 anos da imigração japonesa recebem homenagem na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171787.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jooji Hato, Saito Juniti e Helio Nishimoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171788.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Helio Nishimoto ao microfone <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171789.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A passagem dos 107 anos da imigração japonesa no Brasil foram lembrados nesta segunda-feira, 15/6, em sessão solene na Assembleia Legislativa. A iniciativa para a comemoração da data - oficialmente 18/6, quando o navio Kasato Maru aportou em Santos, em 1908 -, partiu dos dois parlamentares nikkeis da Casa, deputados Jooji Hato (PMDB) e Hélio Nishimoto (PSDB), que presidiram a cerimônia. Entretanto, a solenidade foi uma comemoração conjunta dos parlamentares eleitos por São Paulo para a Câmara dos Deputados, em Brasília - Keiko Ota (PSB), Walter Ihoshi (PSD) e William Woo (PV) -, e para a Câmara dos Vereadores da Capital - Aurélio Nomura (PSDB), George Hato (PMDB) e Masataka Ota (PROS).

Ao saudar os convidados, o deputado Jooji Hato lembrou que os primeiros japoneses vieram para o Brasil para fugir de um Japão devastado pela pobreza e "aqui geraram frutos". Exemplificou com expoentes da sociedade japonesa, como os empresários André Maeda, proprietário do Parque Maeda, e Chieko Aoki, fundadora e presidente da Rede Blue Tree Hotels, homenageados com diplomas alusivos à data.

O vereador Aurélio Nomura destacou o sofrimento e entrega dos primeiros imigrantes, que enfrentaram doenças endêmicas, "mas, com muito suor ajudaram a construir o país". Elogiou a trajetória do delegado de Polícia Federal classe especial Yokio Oshiro, indicado por ele para ser homenageado.

O vereador George Hato lembrou que o navio Kasato Maru chegou a Santos com 781 famílias japonesas. Passado mais de um século, cerca de 1,5 milhão de descendentes residem em São Paulo, formando a maior colônia japonesa fora do Japão. Homenageou o judoca Charles Chibana, medalha de ouro em Moscou e de prata em Tókio, no Grand Slam de Judô. Chibana defenderá o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Canadá.

Fizeram também menção à data e ao legado dos pioneiros o vereador Masataka Ota e os deputados federais Keiko Ota e Walter Ihoshi, antes do pronunciamento de Harumi Goya. Engenheira Civil, ex-presidente da Associação dos Bolsistas da Jica, Harumi Goya é a primeira mulher a assumir a presidência da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e foi homenageada por indicação do deputado Hélio Nishimoto.

Os outros homenageados foram o tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, ex-comandante da Força Aérea do Brasil; o engenheiro civil José Taniguti, presidente da Associação Wakayama Kenjinkai do Brasil; Kihatiro Kita, técnico em Contabilidade, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo de São Paulo) e Shinji Yonamine, engenheiro civil.

Além dos deputados Jooji Hato e Hélio Nishimoto, também prestigiaram esta cerimônia os deputados Itamar Borges e Jorge Caruso (ambos do PMDB).

alesp