Assembleia vai homenagear mulheres com a Medalha Theodosina Ribeiro

Entre as indicadas está a levantadora Fofão, campeã olímpica em 2008 nos jogos de Pequim
18/06/2015 18:50 | Da Redação com colaboração da assessoria da deputada Leci Brandão

Compartilhar:

 Sueli Carneiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171815.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cida Bento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171816.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Angelica de Maria Mello de Almeida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171817.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fofão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171818.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luciana Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171819.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Preta Rara<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171820.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A campeã olímpica Hélia Rogério de Souza Pinto, a Fofão, que se despediu das quadras recentemente, será uma das homenageadas com a Medalha Theodosina Ribeiro. A outorga da medalha acontece durante Sessão Solene a ser realizada na Assembleia Legislativa no dia 19 de junho, às 10h, no Plenário Juscelino Kubitschek. A premiação é um reconhecimento às mulheres cujos trabalhos empoderam, impactam e influenciam decisivamente a vida de pessoas pertencentes a grupos vulneráveis da sociedade.

Iniciativa da deputada Leci Brandão (PCdoB), a Medalha foi instituída neste ano após aprovação de um projeto de resolução de sua autoria. Ao ser instituído sob a forma de resolução, a outorga da medalha passou a ter caráter permanente e a integrar o calendário anual da Assembleia Legislativa. A iniciativa conta, ainda, com o apoio das deputadas Maria Lúcia Amary (PSDB) e Ana do Carmo (PT). "A população negra, principalmente as mulheres, precisam de referências positivas. A Fofão foi uma grande atleta e que nos deu muito orgulho nas quadras. Essas referências precisam ser valorizadas", declara Leci.

Mulheres homenageadas

A diversidade é uma marca do time de homenageadas que atuam nos mais diversos segmentos da sociedade. Neste ano, também receberão a medalha Angélica de Maria Mello de Almeida, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Sueli Carneiro, fundadora e diretora do Geledés - Instituto da Mulher Negra; Cida Bento, diretora e fundadora do Centro de Estudos das Relações e Trabalho e Desigualdade (Ceert); a rapper Preta Rara; e a deputada federal Luciana Santos, ex-prefeita de Olinda (PE) e a primeira mulher presidente nacional do PCdoB.

Edições anteriores

Nos anos de 2013 e 2014, a deputada realizou o Prêmio Theodosina Ribeiro, em parceria com as entidades Elas por Elas - Vozes e ações das mulheres, Geledés e União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (Unaccam), homenageando mulheres dos mais diversos segmentos. "Essa medalha fortalece a discussão sobre as minorias e os segmentos excluídos de nossa sociedade. Além disso, é uma homenagem mais do que merecida à doutora Theodosina Ribeiro, que é um exemplo e uma inspiração para nós, mulheres negras, por toda a luta que ela representa. Ser a primeira mulher negra eleita deputada no Estado de São Paulo é sinônimo de força e garra que a história não pode esquecer", afirma a deputada Leci Brandão.

Theodosina Ribeiro

Nascida em 29 de maio de 1930, na cidade de Barretos (SP), Theodosina Rosário Ribeiro foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, sendo eleita em 1970 com a segunda maior votação daquele pleito. Em 1974 foi eleita a primeira deputada negra da Assembleia Legislativa do Estado, onde ocupou o cargo de vice-presidente e permaneceu por três legislaturas. Theodosina é formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Mogi das Cruzes e em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). A filósofa, advogada e ex-deputada se tornou uma referência e estímulo para negras e negros. Depois dela, outras mulheres negras se engajaram na vida pública.

alesp