Assembleia inaugura em agosto a exposição de fotos Cenários
23/06/2015 19:59 | Da Redação
A Assembleia Legislativa inaugura, no dia 12/8, uma exposição inédita com 220 fotos históricas de cidades do interior de São Paulo no começo do século 20, no apogeu da cafeicultura. Trata-se das imagens mais antigas encontradas em seu Acervo Histórico.
A maior parte integra processos legislativos que tratam da emancipação municipal de localidades que cresciam rapidamente, estimuladas pelo avanço da cafeicultura e das ferrovias, como Americana, núcleo que se industrializava, Aparecida, centro de peregrinação religiosa, e também das cidades de Cajobi, Vargem Grande do Sul, Tapiratiba, Avaí, Macatuba, Pindorama e Uchoa.
Outros dois processos, movidos por moradores de Jaú e Araraquara, trazem recursos contra a cobrança de impostos municipais. Completam o conjunto as fotos de Penápolis, cujos moradores pleiteavam a criação de uma nova comarca com sede na cidade.
As fotos compõem um painel da urbanização das cidades do interior paulista nas décadas de 1910 e 1920, quando os registros fotográficos eram raros. Documentos históricos, as imagens trazem vistas panorâmicas dos conglomerados urbanos à distância, as principais edificações, detalhes da arquitetura, cenas do cotidiano, hábitos, costumes, vestimentas, atos políticos e religiosos e a fisionomia dos moradores.
A exposição traz também uma linha histórica ilustrada com 16 mapas antigos de São Paulo, destacando os critérios adotados em cada período para a elevação dos povoados à condição de cidade, desde a fundação de São Vicente (1532) - primeira cidade do Brasil - até os atuais 645 municípios do Estado.
Por meio de terminal interativo, o público poderá consultar processos legislativos originais e a legislação relacionada à criação das cidades no Estado. Produzida pela Divisão de Acervo Histórico, a mostra é parte do programa de difusão da documentação do Legislativo paulista, aproximando o visitante de sua documentação primária, que reúne mais de 144 mil normas.
A exposição vai possibilitar um mergulho na história de São Paulo e seus municípios, pelo grande potencial que a documentação oferece para a pesquisa. O curador é Carlos Alberto Ungaretti Dias e a visitação pode ser feita das 9h às 18h, no Hall da Biblioteca.
Informações e agendamento de visitas monitoradas: (11) 3886-6583 - cenários@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições