Assembleia inaugura em agosto a exposição de fotos Cenários

As imagens mais antigas do Acervo Histórico retratam cidades paulistas no século passado
23/06/2015 19:59 | Da Redação

Compartilhar:

Exposição inédita com 220 fotos históricas de cidades do interior de São Paulo no começo do século 20<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172061.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa inaugura, no dia 12/8, uma exposição inédita com 220 fotos históricas de cidades do interior de São Paulo no começo do século 20, no apogeu da cafeicultura. Trata-se das imagens mais antigas encontradas em seu Acervo Histórico.

A maior parte integra processos legislativos que tratam da emancipação municipal de localidades que cresciam rapidamente, estimuladas pelo avanço da cafeicultura e das ferrovias, como Americana, núcleo que se industrializava, Aparecida, centro de peregrinação religiosa, e também das cidades de Cajobi, Vargem Grande do Sul, Tapiratiba, Avaí, Macatuba, Pindorama e Uchoa.

Outros dois processos, movidos por moradores de Jaú e Araraquara, trazem recursos contra a cobrança de impostos municipais. Completam o conjunto as fotos de Penápolis, cujos moradores pleiteavam a criação de uma nova comarca com sede na cidade.

As fotos compõem um painel da urbanização das cidades do interior paulista nas décadas de 1910 e 1920, quando os registros fotográficos eram raros. Documentos históricos, as imagens trazem vistas panorâmicas dos conglomerados urbanos à distância, as principais edificações, detalhes da arquitetura, cenas do cotidiano, hábitos, costumes, vestimentas, atos políticos e religiosos e a fisionomia dos moradores.

A exposição traz também uma linha histórica ilustrada com 16 mapas antigos de São Paulo, destacando os critérios adotados em cada período para a elevação dos povoados à condição de cidade, desde a fundação de São Vicente (1532) - primeira cidade do Brasil - até os atuais 645 municípios do Estado.

Por meio de terminal interativo, o público poderá consultar processos legislativos originais e a legislação relacionada à criação das cidades no Estado. Produzida pela Divisão de Acervo Histórico, a mostra é parte do programa de difusão da documentação do Legislativo paulista, aproximando o visitante de sua documentação primária, que reúne mais de 144 mil normas.

A exposição vai possibilitar um mergulho na história de São Paulo e seus municípios, pelo grande potencial que a documentação oferece para a pesquisa. O curador é Carlos Alberto Ungaretti Dias e a visitação pode ser feita das 9h às 18h, no Hall da Biblioteca.

Informações e agendamento de visitas monitoradas: (11) 3886-6583 - cenários@al.sp.gov.br

alesp