Lançamento da Frente de Combate ao Diabetes


26/06/2015 19:40 | Da Redação com colaboração da assessoria do deputado Fernando Cury

Compartilhar:

Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172415.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes, coordenada pelo deputado Fernando Cury (PPS), será lançada oficialmente nesta segunda-feira, 29/6, na Assembleia.

Aberto ao público, o evento será realizado, a partir das 19h30, no auditório Franco Montoro e contará com a participação de Sérgio Muller, representando a secretária da Saúde do Estado; Walter Miniccuci, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes; Fadlo Fraige Filho, presidente da Associação Nacional de Assistência ao Diabético; Roberto de Campos Andrade, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e de Direitos Sociais do Ministério Público SP; Silvio Eduardo Valente, presidente da Comissão de Direito Médico da OAB/SP; Karla Melo, doutora em Endocrinologia pela FMUSP e coordenadora do Departamento de Saúde Pública da SBD; e Marilza Vieira Cunha Rudge, vice-reitora da UNESP. Deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários estaduais e municipais, entidades, associações e população em geral também foram convidados.

Na Frente Parlamentar serão abordados os temas: "A Situação da Diabetes no Brasil", "Diabetes Tipo 1 e Tipo 2", "O Papel do Ministério Público na Defesa do Interesse Coletivo", "A Judicialização da Saúde", "As Políticas Públicas em Diabetes" e "Diabetes Gestacional".

Além do deputado Fernando Cury, que é o idealizador, a Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes conta com a participação de outros 39 parlamentares. "A criação desta Frente é uma importante iniciativa para minimizar o aparecimento e o agravamento da doença. Organizaremos estudos, debates e audiências públicas sobre o diabetes e é muito importante a participação das associações, profissionais da saúde e da população, para que possamos discutir o assunto em todos os aspectos possíveis, como educação, conscientização, saúde, medicamentos e insumos, alimentação e legislação", destacou Fernando Cury.

fernandocury@al.sp.gov.br

alesp