Estado lança conjunto de ações de segurança energética
Davi Zaia (PPS) participou, no dia 7/7, de evento no Palácio dos Bandeirantes no qual foram apresentadas uma série de medidas visando a segurança energética no Estado de São Paulo.
Uma dessas iniciativas foi a sanção do projeto de lei que autoriza a CESP - Companhia Energética de São Paulo, a participar do bloco de controle ou do capital social de outras empresas, bem como constituir subsidiárias, as quais poderão associar-se, majoritária ou minoritariamente, com empresas públicas e/ou privadas, mediante a criação de SPEs " Sociedades de Propósitos Específicos.
"Há anos o novo modelo do setor elétrico brasileiro exige que empresas que querem participar de leilões para construção de empreendimentos constituam ou se associem a uma SPE, e a CESP ainda não dispunha dessa autorização legal", explica do deputado.
"Sendo assim, quando o projeto chegou à Assembleia, votamos a favor por entender a importância e a necessidade da expansão da oferta de energia; principalmente com fontes renováveis, que se destacam no nosso estado, e nos tempos de escassez de recursos em que vivemos", completou.
O secretário de Energia do Estado, João Carlos de Souza Meirelles, reforçou as vantagens do modelo com SPE, como o fato de viabilizar a obtenção de financiamentos com entidades governamentais, como o BNDES; a oportunidade de unir conhecimento e a experiência dos parceiros e por ser possível funcionar com uma estrutura de baixo custo e controle permanente entre os parceiros.
davizaia@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições