Parlamentar reforça importância da doação de sangue no frio


28/07/2015 11:39 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Para garantir os estoques, o Estado realizou várias atividades de incentivo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173167.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 2º secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM), ressaltou a importância da doação de sangue aos hospitais e às santas casas de misericórdia do Estado de São Paulo. De acordo com o parlamentar, o número de doadores de sangue diminui, em média, 30% neste período do ano, principalmente em decorrência do frio.

Para garantir os estoques de bolsas durante o período de inverno, o governo do Estado realizou várias atividades a fim de incentivar a população a doar sangue. Na semana passada, por exemplo, foram enviados mais de sete milhões de mensagens SMS, além de ter sido intensificada a campanha de conscientização por meio das principais redes sociais.

"O Estado de São Paulo é responsável por 25% do sangue coletado no país. São mais de 850 mil bolsas por ano e, segundo a Secretaria da Saúde, nos meses de junho e julho, as doações caem cerca de 30%. Na prática, significa que 20 mil bolsas deixam de ser coletadas nesta época, fato que tem preocupado os gestores de saúde pública", completou Edmir Chedid.

O parlamentar disse ainda que, apesar da queda de doares, a procura pelo sangue continua a mesma neste período do ano e, com as baixas contabilizadas, os estoques chegam a ficar em estado crítico. "Você que é um doador, por favor, procure a rede mais próxima para colaborar com as atividades daqueles que se empenham para garantir os estoques do nosso Estado", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp