Parlamentar aponta importância para censo de hepatite C


03/08/2015 11:24 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Teste pode ser realizado em postos de saúdeções<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173347.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM) destacou na sexta-feira, 31/7, a importância do primeiro censo, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde, que irá dimensionar o número de pessoas com hepatite C no Estado. A iniciativa, inédita, tem por objetivo ampliar ações de prevenção e tratamento da doença, conta com apoio do parlamentar. "O governo do Estado será responsável pelo maior censo de hepatite C da história", disse.

O lançamento do censo ocorreu na terça-feira, 28/7, em São Paulo, como parte das atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Segundo o IBGE, em 15 anos, foram notificados 68.297 casos, o que representa 0,1% da população paulista. Já a secretaria estima 490 mil pessoas infectadas no Estado.

Para participar, portadores de hepatite C devem preencher um cadastro disponível no site www.saude.sp.gov.br. As informações são sigilosas e serão utilizadas exclusivamente para essa contagem. O teste para o diagnóstico da doença pode ser realizado nos postos de saúde e a Secretaria da Saúde também disponibilizou o telefone 0800 162 550 para esclarecimentos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A hepatite C é uma doença, em geral, que não apresenta sintomas e riscos, em casos de infecção aguda, mas pode afetar o fígado em casos crônicos. "O diagnóstico precoce é capaz de prevenir problemas de saúde e evitar a transmissão do vírus", finalizou o parlamentar.

echedid@al.sp.gov.br

alesp