Apesar de cortes orçamentários, programas e ações serão mantidos, diz secretário da Cultura

Está aberta consulta pública para construção do Plano Estadual de Cultura
04/08/2015 21:42 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Maurício Garcia de Souza

Compartilhar:

Marcelo Mattos Araújo, secretário de Estado da Cultura afirma que apesar do corte de 11,1% do orçamento, ações serão mantidas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173448.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rita Passos preside a comissão de Educação e Cultura <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173440.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Engler e Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173449.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcia Lia e Professor Auriel <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173435.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão pede que retorno constitucional do secretário não se dê na Semana da Consciência Negra <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173450.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Paulo Rillo sugere debate do secretário com representantes das entidades culturais <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173436.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aldo Demarchi, Welson Gasparini, Adilson Rossi, Carlos Giannazi e Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173437.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta terça-feira, 4/8, da comissão de Educação e Cultura, recebe secretário Marcelo Mattos Araújo para prestar contas de sua gestão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173441.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados fazem perguntas sobre temas pontuais para secretário Marcelo Mattos Araújo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173442.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Educação e Cultura, presidida pela deputada Rita Passos (PSD), recebeu nesta terça-feira, 4/8, o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, para prestar contas do andamento de sua gestão, e falar sobre o desenvolvimento de ações, programas e metas da Pasta.

O secretário Araújo, após falar dos principais programas e ações realizados no primeiro semestre de 2015, afirmou que, apesar do corte de 11,1% do orçamento para 2015 destinado pelo governo estadual para a pasta, essas ações estão sendo mantidas. Algumas atividades foram revistas, mantendo seu foco, e houve reduções nas áreas administrativas. Além do mais, para reduzir custos, as parcerias com as Organizações Sociais estão sendo avaliadas.

A Secretaria da Cultura está elaborando o Plano Estadual de Cultura, que norteará a política cultural do Estado de São Paulo para os próximos dez anos, informou o secretário Marcelo Araújo. O texto-base do plano, resultado de trabalho realizado com representantes de entidades e instituições culturais, está aberto em consulta pública até o próximo dia 15/9, através da página www.planoestadualdecultura.sp.gov.br, afirmou. Após a consulta, o plano deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa para análise e aprovação.

A seguir, o secretário respondeu a perguntas sobre temas pontuais feitas pelos parlamentares presentes, como dos deputados Aldo Demarchi (DEM), Roberto Engler (PSDB), Márcia Lia (PT), Welson Gasparini (PSDB), Leci Brandão (PCdoB) e Marcos Martins (PT). A palavra foi aberta ainda para a ex-deputada Telma de Souza e para o representante da Cooperativa Paulista de Teatro Dorberto Carvalho.

No início da reunião, houve debate entre os parlamentares presentes sobre a próxima vinda do secretário da Cultura à comissão. João Paulo Rillo (PT) pediu que a volta fosse antecipada, para que representantes das entidades culturais pudessem debater com o secretário, com o que concordou o deputado Carlos Gianazzi (PSOL).

A presidente Rita Passos lembrou que a data normal para prestação de contas é no fim do semestre, em novembro. Leci Brandão solicitou que esse retorno constitucional do secretário não se desse na semana, em novembro, em que se comemora o Dia da Consciência Negra, por ser já carregada de eventos. Estiveram ainda presentes à reunião os deputados Professor Auriel (PT) e Adilson Rossi (PSB).

alesp