Criação de rede permanente de manutenção e apoio às Apaes


05/08/2015 15:53 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Medida defendida pelo deputado beneficiará Apaes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173475.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A formação de rede de apoio para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), formada com o intuito de promover a manutenção permanente e a ampliação das atividades desenvolvidas aos jovens em formação assistidos pelas entidades, foi a principal indicação de documento do deputado Edmir Chedid (DEM) apresentado ao governo do Estado.

Em seu argumento, o parlamentar relatou as dificuldades financeiras encontradas por gestores das Apaes, principalmente às instituídas em municípios de pequeno e médio portes do interior e litoral. "Muitas não conseguem realizar a manutenção adequada e tampouco promover a ampliação de suas atividades para receberem mais alunos", comentou.

Edmir Chedid disse que, apesar do incentivo recebido por meio dos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS), as Associações precisam realizar atividades paralelas a fim de obterem recursos para o pagamento de despesas essenciais, como as da manutenção predial e dos professores. Por isso, defende que o apoio do governo do Estado seja fundamental.

"O Poder Executivo poderia contribuir por meio de iniciativas semelhantes, por exemplo, às do Programa São Paulo Amigo do Idoso, que atualmente envolve 11 secretarias estaduais sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social. As Apaes poderiam receber apoio financeiro permanente, bem como recursos específicos à Educação e Saúde", completou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp