Parlamentares ouvem explanação do presidente da Univesp


05/08/2015 18:00 | Da Redação: Josué Rocha Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

Carlos Vogt, presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173508.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Vogt, Orlando Bolçone e Davi Zaia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173509.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173510.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Vogt, Orlando Bolçone e Davi Zaia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173511.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta quarta-feira, 5/8, da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173512.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Vogt, Orlando Bolçone e Davi Zaia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173513.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Carlos Vogt, presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) apresentou, nesta quarta-feira, 5/8, a parlamentares da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação dados estatísticos e projetos que estão sendo desenvolvidos pela instituição.

Sobre questionamento do deputado Orlando Bolçone (PSB), presidente da comissão, que abordou questões orçamentárias e estratégicas da Univesp, Carlos Vogt afirmou que a instituição foi desenvolvida para explorar o potencial já existente no Estado e que o orçamento daquela instituição, de aproximadamente R$ 37 milhões, é muito "enxuto". Esse valor é para pagamento de pessoal, custeio e investimento.

Segundo Vogt, o quadro atual da Univesp é de 137 funcionários, sendo 40 professores e o restante composto de técnicos e administrativos.

A forma como são feitas as avaliações e percentual de alunos desistentes foram temas introduzidos pelos deputados Davi Zaia (PPS) e Reinaldo Alguz (PV).

Carlos Vogt ponderou que, embora a Univesp tenha começado a operar apenas em 2012, a procura sobre informações e visualizações na internet supera a marca de 33 milhões, sendo que a taxa de permanência média dos alunos é superior a 80%.

"Temos consciência que a qualidade dos cursos está atrelada a um acompanhamento rigoroso", declarou Vogt, afirmando que há um sistema que permite avaliações bimestrais, encontros virtuais e presenciais a fim de se dar a necessária sensação de "pertencimento" ao grupo estudantil.

Ele explicou ainda que os cursos estão divididos em dois grupos. Uma compreende área de engenharia (Produção e Computação); e outra destinada à licenciatura de professores (Química, Biologia, Matemática e Física).

Ao final da exposição, Carlos Vogt afirmou que em breve haverá concurso para preenchimento de vagas de professores e de outros cargos, bem como a oferta de curso na área de gestão. Este anúncio foi elogiado por Orlando Bolçone, que afirmou que muitos recursos públicos, inclusive na área da saúde, são desperdiçados por falta de conhecimento em gestão.

alesp