Frentes parlamentares vão defender a região do Vale do Paraíba


05/08/2015 17:31 | Da Redação: Fernando Caldas Fotos: José Antônio Teixeira

Compartilhar:

Hélio Nishimoto, Padre Afonso Lobato e  Davi Zaia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173492.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Toninho Colucci, o prefeito de Ilhabela<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173493.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes no evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173494.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frentes parlamentares vão defender a região do Vale do Paraíba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173495.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hélio Nishimoto, ao microfone <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173496.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Duas frentes parlamentares foram lançadas nesta quarta-feira, 5/8, na Assembleia Legislativa para proteger interesses do Vale Paraíba. A primeira delas tem por objetivo a defesa dos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A segunda visa à proteção e recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Ambas as frentes são coordenadas pelo deputado Padre Afonso Lobato (PV). Participaram também do seu lançamento os deputados Davi Zaia (PPS) e Hélio Nishimoto (PSDB), o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, que presidente o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, lideranças políticas e representantes de cidades da região.

Como explicou o deputado Afonso Lobato, a Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte está sendo relançada, uma vez que já havia sido criada em 2007. "Essa frente já deu muitos frutos, principalmente nas questões relacionadas à saúde na região."

O objetivo de relançá-la justifica-se pelas características da região, que concentra 2,265 milhões de habitantes, 5,49% da população do Estado, e pela importância econômica dos municípios que se situam no eixo do Paraíba do Sul e da rodovia Presidente Dutra. A frente, que reúne parlamentares da região, visa contribuir e fomentar o desenvolvimento sustentável, trazer melhorias nos índices sociais e econômicos e defender os interesses da população.

Já a Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul reúne deputados dispostos a trabalhar pela recuperação do rio, antes de qualquer proposta de transposição, e pela conscientização da sociedade sobre os cuidados que devem ser tomados para preservá-lo.

Os principais problemas da bacia, segundo Afonso Lobato, são a extração descontrolada e predatória de areia, que abastece os grandes centros urbanos e provoca o assoreamento e deixa enormes cavas sem recuperação; a falta de tratamento do esgoto doméstico; e a expansão urbana sobre as várzeas, com a consequente destruição da mata ciliar.

O deputado Davi Zaia destacou que a crise agrava de maneira dramática a falta de recursos para cobrir as necessidades dos municípios. "É bom retomarmos essa frente para termos um ponto de articulação dos interesses da região e mobilizar os recursos disponíveis para os investimentos prioritários nas cidades do Vale do Paraíba."

Já Hélio Nishimoto mencionou a relevância do turismo para a região. "Temos três cidades posicionadas entre as primeiras do ranking dos principais destinos turísticos do Estado de São Paulo. O Vale do Paraíba tem grandes perspectivas nesse setor."

Representando os municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, disse que a região é rica e próspera, com muitas diferenças e contrastes, e que precisa reunir forças para avançar seu desenvolvimento. Tenho certeza de que todos os prefeitos e a sociedade ficaram felizes e apoiam a iniciativa dessas frentes parlamentares".

O deputado Afonso Lobato disse que as frentes parlamentares ainda não têm um cronograma de trabalho concluído, mas que pretende realizar mais um lançamento na própria região para estimular o diálogo dos parlamentares com a população e lideranças regionais.

alesp