CPI fará diligências em Americana


06/08/2015 10:20 | Da assessoria do deputado Chico Sardelli

Compartilhar:

Aureo Marcus e Chico Sardelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173548.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A CPI que investiga os acidentes ocorridos no transporte ferroviário de carga aprovou em reunião no dia 5/8, na Assembleia Legislativa, requerimento do presidente Chico Sardelli (PV) solicitando a realização de diligência na cidade de Americana. O objetivo é colher informações, fazer visitas e tomar depoimentos a respeito do acidente ocorrido em 2010, envolvendo trem de carga e um ônibus, provocando a morte de dez pessoas.

Também foi aprovado requerimento de Sardelli para realização de audiência pública com a presença dos prefeitos de municípios onde tenham ocorrido acidentes envolvendo trens de carga para debater sobre o tema. As datas da diligência e da audiência ainda serão agendadas pela CPI.

Na reunião esteve presente o procurador da República em Campinas, Aureo Marcus Makiyama Lopes, convidado para falar sobre as ações adotadas na região de Campinas em relação ao transporte ferroviário. Ele comentou que há mais de cinco anos tem acompanhado essa questão, buscando soluções junto à concessionária Rumo ALL e às prefeituras.

De acordo com o procurador, um dos principais problemas verificados são as passagens de nível irregulares, sem as adequações técnicas.

Aureo Marcus ressaltou ainda o grande número de ocupações irregulares das margens, muito próximas da linha férrea. Por solicitação da Procuradoria, a ALL e as prefeituras estão fazendo um levantamento para identificar essas ocupações e o grau de risco de cada uma.

chicosardelli@al.sp.gov.br

alesp