Presidente da Assembleia participa da cerimônia de passagem do comando do 8º Distrito Naval


06/08/2015 20:06 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Fernando Capez se dirige a área reservada às autoridades  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173572.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Adib Casseb (atrás), João Camilo Pires de Campos, Fernando Capez e Fabio Prieto de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173573.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Desfile de tropas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173574.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Glauco Castilho Da'llAntonia, Elis Treidler Oberg, Wilson Pereira de Lima Filho, João Camilo Pires de Campos, Fernando Capez, Fabio Prieto de Souza e Marcelo Kanitz Damasceno <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173582.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Glauco Castilho Dall"Antonia, novo vice-almirante, fala na solenidade <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173575.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Desfile de tropas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173576.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Passagem em revista à tropa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173577.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia de passagem do comando do 8º Distrito Naval<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173578.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Glauco Castilho Dall"Antonia, novo vice-almirante  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173579.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Solenidade de passagem do comando do 8º Distrito Naval<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173580.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wilson Pereira de Lima Filho deixa o cargo  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173581.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, participou da cerimônia de passagem de comando do 8º Distrito Naval, realizada nesta quinta-feira, 6/8, na sede do comando, em São Paulo. O vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho deixou o cargo, que ocupou por oito meses, para assumir a Diretoria de Portos e Costas, da Marinha, e transmitiu o comando ao vice-almirante Glauco Castilho Dall"Antonia.

Em sua ordem de serviço de despedida, Lima Filho disse que na ocasião seus sentimentos se confundiam "em tristeza e orgulho. Tristeza por deixar São Paulo e orgulho por ter tido o privilégio de representar a Marinha nesta importante região". Ele agradeceu a colaboração de diversas instituições e autoridades ao longo de seu período no comando, entre elas o presidente da Assembleia, "pela relação harmoniosa e pelo prestígio emprestado à Marinha em São Paulo".

A importância desse relacionamento institucional foi corroborada por Capez. "Nós procuramos aprofundar os laços entre a Assembleia Legislativa e as Forças Armadas porque entendemos que em todos os Estados democráticos do mundo as Forças Armadas constituem um patrimônio cívico, moral e cultural de toda a sociedade", afirmou.

Um dos elementos que simboliza essa postura, lembrou Capez, é o ato cívico instituído pela atual mesa Diretora, no qual estudantes da rede pública, juntamente com militares, acompanham a execução do Hino Nacional e o hasteamento da bandeira. "Além disso, sempre realizamos sessões solenes nos dias da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. É a Assembleia Legislativa integrando o poder democrático civil com as Forças Armadas", completou Capez.

O novo comandante do 8º Distrito Naval destacou como um dos objetivos de sua gestão "manter o profícuo ambiente de cooperação hoje existente entre as instituições". Dall"Antonia afirmou ainda que assumia o cargo com "alegria e entusiasmo, seguro de sua importância para a economia brasileira".

A investidura no cargo foi feita pelo comandante de Operações Navais, almirante-de-esquadra Elis Treidler Oberg, que destacou o zelo e o profissionalismo que caracterizaram o período de Lima Filho à frente do 8º Distrito Naval. Este, por sua vez, dirigindo-se ao seu sucessor Dall"Antonia, manifestou o "prazer de lhe transmitir o timão deste barco e sua tripulação".

alesp