Frente Parlamentar da Saúde e Pesquisas Clínicas é lançada


10/08/2015 17:23 | Da Redação: Monica Ferrero Foto: Vera Massaro

Compartilhar:

 Gilmaci Santos, Marcos Pereira, Hermes Barbosa, Wellington Moura, Egydio Setúbal, Milton Vieira e Cezinha de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173661.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório Paulo Kobayashi da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173662.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Pereira e Wellington Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173663.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Wellington Moura e Egydio Setúbal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173664.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Francisco Tadeu Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173665.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Egydio Setúbal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173666.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi lançada nesta segunda-feira, 10/8, a Frente Parlamentar da Saúde e Pesquisas Clínicas Relacionadas, coordenada pelo deputado Wellington Moura (PRB). O parlamentar justificou a frente citando as dificuldades não só no atendimento a pacientes da rede pública de saúde, mas também de diagnóstico e acesso a medicamentos. Ressaltou ainda a importância das pesquisas clínicas, principalmente no caso de doenças raras.

Participante da frente, o deputado Milton Vieira (PSD) citou como exemplo o Estado do Rio de Janeiro, que destina percentual orçamentário para pesquisas, o que poderia ser cobrado do governo paulista. Também participantes da frente, os deputados Gilmaci Santos (PRB) e Cezinha de Madureira (DEM) elogiaram a iniciativa.

Para o provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, José Luiz Egydio Setúbal, a pesquisa clínica médica é estratégica, tanto que criou há cinco anos fundação para pesquisa clínica em crianças. Mas ressaltou que é preciso dar destaque também para pesquisas feitas pela universidade. Presidente nacional do PRB, Marcos Pereira também elogiou a iniciativa de criação da frente parlamentar.

O advogado Francisco Tadeu Souza, no início do evento, discorreu sobre os valores que nortearão o trabalho da frente, destacando a participação, em grupos de trabalho, de diversos setores ligados à saúde. O papel da frente será apontar os problemas existentes, por exemplo na legislação ou pela falta dela, estando ainda aberta à participação ampla da sociedade civil.

Também compõem a Frente Parlamentar da Saúde e Pesquisas Clínicas Relacionadas os deputados Celso Nascimento e Gil Lancaster (ambos do DEM) e Sebastião Santos (PRB). Estavam presentes representantes da sociedade civil, principalmente de setores ligados à saúde, sendo que diversos foram agraciados com certificados e homenagens.

alesp