TCE homenageia a ministra Cármen Lúcia na 13ª Semana Jurídica
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) realizou nesta segunda-feira, 10/8, a abertura da 13ª Semana Jurídica, que se estenderá até quinta-feira, com palestras e debates voltados a servidores e representantes de órgãos da Administração Pública. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, participou do evento, que teve como homenageada Cármen Lúcia Antunes Rocha, ministra e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Capez destacou o fato de Cármen Lúcia ter sido a primeira mulher a ocupar o posto de procuradora-geral do Estado de Minas Gerais, durante o governo de Itamar Franco, e a presidir o Tribunal Superior Eleitoral, em 2012, depois de ter sido a segunda mulher nomeada ao cargo de ministra do Supremo Tribunal Federal, empossada em junho de 2006.
O presidente da Assembleia também mencionou a importância da produção teórica e da obra de Cármen Lúcia, em particular o seu livro Princípios Constitucionais da Administração Pública, publicado pela Editora Del Rey em 1994. "Sou seu eterno aluno", disse Capez.
A presidente do TCE, Cristiana de Castro Moraes, ressaltou o significado histórico da presença, no evento que abre a Semana Jurídica, da ministra Cármen Lúcia, como palestrante e homenageada com a outorga da Medalha Presidente Washington Luís.
Cristiana de Castro Moraes lembrou que a Semana Jurídica, que marca as comemorações do Dia do Advogado, o 11 de agosto, tem servido para renovar a cultura jurídica. As palestras deste ano vão tratar, segundo ela, de assuntos extremamente atuais, como a acessibilidade, regras atinentes ao terceiro setor e iniciativas de modernização do serviço público.
A palestra inaugural, feita pela ministra Cármen Lúcia, abordou o tema Princípios Constitucionais da Administração Pública. Ela tratou especialmente do artigo 37 da Constituição Federal e adiantou não ter dúvidas de que a administração pública melhorou muito no Brasil. Segundo ela, trata-se de um caminhar, com idas e vindas. "O país tem uma Constituição que oferece estrutura normativa para a administracão pública. Precisamos atuar para que ela dê certo", afirmou a ministra do STF.
Participaram também da sessão de abertura da Semana Júridica o vice-presidente do TCE, conselheiro Dimas Ramalho; o corregedor do TCE, conselheiro Sidney Beraldo; o procurador-geral do Estado de São Paulo, Elival da Silva Ramos; o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Márcio Elias Rosa; o defensor público-geral, Rafael Valle Vernaschi; e o presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Roberto Braguim.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições