Pelo fim das redes de neblina


12/08/2015 16:28 | Da assessoria do deputado Feliciano Filho

Compartilhar:

 Redes de neblina capturam pássaros e morcegos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173827.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi aprovada a terça-feira, 11/8, na Comissão de Meio Ambiente, uma moção de autoria do deputado Feliciano Filho (PEN), dirigida à presidenta da República e ao Congresso Federal, a fim de que todos os esforços sejam feitos para proibir a comercialização da rede de neblina, também conhecida como rede japonesa, frequente e indiscriminadamente utilizada na captura de pássaros e morcegos, vendidos depois clandestinamente.

"Proibir a venda indiscriminada desse material contribui com a formação de uma sociedade consciente de seus deveres e capaz de cooperar efetivamente com o fim do tráfico de animais silvestres no Brasil," afirmou Feliciano.

Em locais de grande trânsito de aves, captura-se em um só dia cerca de mil espécimes. Por ser praticamente invisível, a ave que passa pelo local inevitavelmente se choca com a rede e nela se enrosca. Dependendo do modo com a ave fica presa, torna-se impossível retirá-la sem danificar os fios da rede. Opta-se, muitas vezes, por cortar à sangue-frio a parte do corpo do animal que ficou presa.

A moção será encaminhada imediatamente a Brasília.

felicianofilho@al.sp.gov.br

alesp