Projeto em prol da saúde dos recém-nascidos
Vanessa Damo (PMDB) apresentou projeto de lei para garantir melhoria no atendimento aos recém-nascidos. O texto obriga todas as instituições públicas e privadas de saúde do Estado de São Paulo a substituírem o nitrato de prata pela Iodopovidona (solução aquosa 2,5%) na prevenção da conjuntivite neonatal.
O nitrato de prata é aplicado na primeira hora após o nascimento para prevenir a infecção ocular, porém estudos mostram que a substância pode causar a conjuntivite química, além de ocasionar irritação nos olhos do bebê. Já a Iodopovidona é uma substância não tóxica e, comparada com outros antibióticos, é a mais adequada no combate à infecção ocular. A solução também é capaz de prevenir fungos e o vírus da imunodeficiência humana.
"O decreto que obriga a utilização do nitrato de prata é da década de 70, e na época foi a solução encontrada para a prevenção da conjuntivite neonatal, porém hoje existem substâncias como a Iodopovidona, que é mais eficaz e causa menos incômodo aos bebês do que o nitrato de prata, e o Estado do Espírito Santo já fez essa substituição. Seria importante que o Estado de São Paulo também pudesse dar esse conforto aos bebês", afirmou a deputada.
Dados do Setor de Farmacovigilância do Centro de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, mostram que, entre março de 2003 e março de 2004, foram relatados 622 casos de conjuntivite química, pelos profissionais de saúde de 11 grandes hospitais paulistas.
vdamo@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações