Projeto em prol da saúde dos recém-nascidos


13/08/2015 13:46 | Da assessoria da deputada Vanessa Damo

Compartilhar:

Projeto de Vanessa propõe substituição do nitrato de prata<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173899.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vanessa Damo (PMDB) apresentou projeto de lei para garantir melhoria no atendimento aos recém-nascidos. O texto obriga todas as instituições públicas e privadas de saúde do Estado de São Paulo a substituírem o nitrato de prata pela Iodopovidona (solução aquosa 2,5%) na prevenção da conjuntivite neonatal.

O nitrato de prata é aplicado na primeira hora após o nascimento para prevenir a infecção ocular, porém estudos mostram que a substância pode causar a conjuntivite química, além de ocasionar irritação nos olhos do bebê. Já a Iodopovidona é uma substância não tóxica e, comparada com outros antibióticos, é a mais adequada no combate à infecção ocular. A solução também é capaz de prevenir fungos e o vírus da imunodeficiência humana.

"O decreto que obriga a utilização do nitrato de prata é da década de 70, e na época foi a solução encontrada para a prevenção da conjuntivite neonatal, porém hoje existem substâncias como a Iodopovidona, que é mais eficaz e causa menos incômodo aos bebês do que o nitrato de prata, e o Estado do Espírito Santo já fez essa substituição. Seria importante que o Estado de São Paulo também pudesse dar esse conforto aos bebês", afirmou a deputada.

Dados do Setor de Farmacovigilância do Centro de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, mostram que, entre março de 2003 e março de 2004, foram relatados 622 casos de conjuntivite química, pelos profissionais de saúde de 11 grandes hospitais paulistas.

vdamo@al.sp.gov.br

alesp