Eficiência da produção de alimentos pela agricultura familiar


14/08/2015 17:12 | Da assessoria do deputado Ed Thomas

Compartilhar:

Valdir Paz em meio a uma parte da produção de melancias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173951.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com diversas ações em prol do desenvolvimento da agricultura familiar, o deputado estadual Ed Thomas (PSB) destaca o resultado positivo apresentado pelos agricultores do Assentamento Bom Pastor, em Sandovalina, no Pontal do Paranapanema. Através de emenda parlamentar, Thomas destinou, em 2012, R$ 90 mil para que a Associação Viver e Aprender adquirisse um trator e diversos implementos agrícolas. Assim, proporcionou condições para que as famílias preparassem a terra, plantassem e agora colhessem alimentos, como milho, vagem, melancia, feijão, coco, batata doce, abóbora, maracujá, berinjela e verduras, entre outros produtos que são vendidos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab.

Segundo Valdir Rodrigues Paz e Inês De Ré Paz, a entidade, criada há cinco anos, conta hoje com quinze famílias cadastradas. É a primeira entidade do gênero a receber recursos do Estado diretamente em conta corrente para compra de equipamentos agrícolas.

Ao agradecer a ajuda do deputado, os representantes da entidade anunciaram que o objetivo é estabelecer convênio com o governo estadual para fornecer os alimentos produzidos no assentamento para escolas, hospitais e presídios, entre outras instituições. Isso se daria através do Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS). Além de estimular a produção, garante a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Isso, pelo fato de o Estado ser o principal comprador, o que permite a melhora da qualidade de vida dos que trabalham no campo.

edthomas@al.sp.gov.br

alesp