Sessão solene presta homenagem ao Programa Educacional de Resistência às Drogas

Cerimônia também marcou o lançamento da Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura
14/08/2015 18:51 | Da Redação: Lilian Fernandes Fotos: Maurício de Souza

Compartilhar:

Júlio de Freitas Gonçalves, Coronel Telhada, Coronel Camilo, Kenji Konishi e Paulo Natanael de Souza <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173976.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Membros da Polícia Militar e autoridades <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173977.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo: o objetivo da Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura é construir multiplicadores de fatos positivos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173980.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Sessão solene em homenagem ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173978.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alunos do ensino fundamental Escola Estadual João Carlos da Silva Borges <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173979.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo (dir)  destaca a importância de seguir sempre o caminho do bem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173981.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa sediou nesta sexta-feira, 14/8, sessão solene em homenagem ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Na solenidade, presidida pelo deputado Coronel Camilo (PSD), também foi lançada a Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura.

O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (Dare), criado em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. Coronel Camilo elogiou o programa e se colocou à disposição dos profissionais que o executam. "Vocês é que evitam que esses filhos não se desviem do caminho", disse o parlamentar .

O programa é uma ação conjunta entre as polícias militares dos Estados e do Distrito Federal, escolas e famílias. Seu objetivo é prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes. Uma das ferramentas usadas é ajudar os alunos a reconhecer influências que podem levar às drogas e à violência. Depois disso, são desenvolvidas habilidades para se resistir a essas pressões.

Policiais militares voluntários, fardados, treinados e com material próprio, desenvolvem o curso na sala de aula. Podem participar crianças e adolescentes de escolas municipais, estaduais e particulares, desde a educação infantil até o 7º ano do ensino fundamental, Pais e responsáveis também são convidados a participar.

"O Proerd faz a prevenção, atua na causa primária. Para que todos tenham ciência, o investimento que vai prevenir o contato dos jovens com as drogas não chega a um real. São 60 centavos para a apostila e 30 centavos para o diploma", disse o coronel Kenji Konishi, diretor da Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da PM e coordenador estadual do Proerd. Ele ainda ressaltou que nesse 20 anos de atuação, mais de 8 milhões de crianças foram orientadas.

Durante a cerimônia, o hino do Proerd foi cantado e dançado pelos PMs instrutores do projeto e professores e alunos da 5ª série da Escola Estadual João Carlos da Silva, que compareceram ao evento representando as crianças de todas as escolas do país.

Frente Parlamentar

A mesma solenidade, realizada no plenário Juscelino Kubitschek, marcou o lançamento da Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura. "O objetivo é construir multiplicadores de fatos positivos e boas ações de respeito, de ordem de civismo", declarou Coronel Camilo, coordenador do órgão suprapartidário. A população pode participar enviando para o gabinete do deputado temas para debate; encaminhando projetos que cooperem com o aprimoramento do conceito de família, que valorizem a importância do professor e que cooperem com a conscientização da cidadania, ampliando a sensação de pertencimento e engajamento comunitário do cidadão.

Compuseram a mesa, além dos citados, os deputados Coronel Telhada (PSDB) e Itamar Borges (PMDB); o coronel Júlio de Freitas Gonçalves, superintendente da Assembleia Geral da Cruz Azul; o professor Paulo Natanael Pereira de Souza, membro da Academia Paulista de Letras e da Academia Brasileira de Educação; e Ruy Altenfelder, presidente emérito do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Diversos policiais militares prestigiaram a cerimônia.

alesp