Presidente da Assembleia Legislativa recebe cardeal dom Odilo Scherer

Arcebispo de São Paulo defende amplo debate acerca do Plano Estadual de Educação
17/08/2015 20:05 | Da Redação Fotos: José Antônio Teixeira

Compartilhar:

Dom Odilo Scherer é recebido pelo presidente Fernando Capez na manhã desta segunda-feira, 17/8 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174000.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dom Odilo Scherer e  Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez (esq) e Itamar Borges (dir) recebem Dom Odilo Scherer e autoridades <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Recepção no gabinete da presidência <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez e Dom Odilo Scherer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Durante o encontro, o representante da Igreja Católica procurou se atualizar sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Parlamento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174005.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O cardeal arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, visitou na manhã desta segunda-feira, 17/8, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez. Durante o encontro, o representante da Igreja Católica procurou se atualizar sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Parlamento e tocou em temas que a Igreja considera importantes e que estão em debate na Assembleia.

O Plano Estadual da Educação foi um dos temas abordados por dom Odilo. O presidente da Assembleia informou que o plano será objeto de audiências públicas para que a sociedade possa se manifestar. Capez afirmou que temas relevantes devem sempre merecer o amplo debate e respeitar as contribuições dos diversos segmentos sociais.

O presidente fez um balanço das ações do Parlamento paulista e reiterou o esforço para que a Casa seja ativa. Como exemplo destacou a votação de mais de 770 projetos nestes primeiros seis meses e reiterou que os projetos do governador também estão sendo analisados com celeridade: dos 26 enviados, 24 já foram votados. Mas destacou que os projetos tiveram tempo para discussão, e no caso de temas como o Plano Estadual de Educação, além da análise dos parlamentares e especialistas, são realizados eventos para a participação da sociedade.

Capez lembrou ainda que o Legislativo de São Paulo criou um Núcleo de Ações Estratégicas (NAE) para fazer verificações, a partir de denúncias recebidas, da efetiva aplicação de leis.

Meio ambiente

Dom Odilo entregou ao presidente da Assembleia exemplares da Carta Encíclica do Papa Francisco intitulada Laudato Si (Sobre o Cuidado da Casa Comum), que discorre sobre o meio ambiente. Capez aceitou sugestão para que a Assembleia realize um encontro sobre meio ambiente até o final do ano, e que um dos temas seja a discussão da encíclica papal. Outra atividade previamente acertada é a participação da Igreja no debate do Plano Estadual de Educação e a realização de uma sessão solene em homenagem a dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo-emérito de São Paulo que esteve à frente da arquidiocese de 1º/11/1970 até 15/4/1998, quando renunciou por limite de idade.

Dom Odilo convidou o presidente Capez para participar da comemoração de 50 anos do documento do Concílio Vaticano 2º, que trata do diálogo entre a Igreja Católica e a comunidade judaica.

alesp