Reunião na Alesp discute fortalecimento dos Estados


25/08/2015 11:40 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Fernando Capez, Eduardo Cunha e Edmir Chedid na reunião promovida na Assembleia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174249.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 2º secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM), participou nesta segunda-feira, 24/8, de evento que reuniu os presidentes das Assembleias Legislativas a fim de debater a sugestão de mudança no pacto federativo da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 47/2012. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo.

A reunião também contou com a participação do relator da PEC, senador Antonio Anastasia (PSDB/MG), do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), e do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez (PSD B). "Este foi um encontro decisivo e importante, visto que os Estados estão bastante enfraquecidos", disse Edmir Chedid.

O parlamentar explicou que há uma sugestão, ainda em análise, que poderá resultar na participação efetiva dos 94 deputados de São Paulo no Congresso Nacional com o intuito de pressionar a aprovação da PEC 47, num movimento conjunto com as demais assembleias estaduais. "É preciso que haja apoio para o sucesso desta iniciativa", comentou.

Edmir Chedid destacou ainda a atual perda de arrecadação dos Estados brasileiros. Segundo o parlamentar, existe uma "inadimplência preocupante que deve ser resolvida com o pacto federativo". "Apesar desta constatação, é preciso lembrar que sempre ouvimos falar deste pacto federativo, mas efetivamente nunca o vimos entrar em operação da forma que deveria", finalizou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp