Participantes da audiência em Jundiaí indicam obras viárias como demanda principal

Audiências Públicas Orçamento 2016 - Jundiaí
20/08/2015 18:00 | Da Redação: Marisa Mello Fotos: José A. Teixeira

Compartilhar:

Audiência pública debate Orçamento 2016 com população de Jundiaí e região <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174299.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauro Bragato e Marcelo Roberto Gastaldo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174300.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid, 2º secretário da Assembleia, fala na audiência pública <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174301.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alexandre Mustafa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174302.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lucinda Cantoni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174303.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vitório Bando ao microfone <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174304.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Machado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174305.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcelo Roberto Gastaldo, ao centro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174306.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauricio Hoffman e Luis Fernando Machado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174307.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Marilena Perdiz Negro  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174308.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauricio Hoffman, ao microfone <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174309.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Silvia de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174310.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Quadros  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174311.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Também foi solicitado mais repasse de recursos para os hospitais da região

O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, Mauro Bragato (PSDB), abriu os trabalhos da audiência pública realizada para debater com a população de Jundiaí o Orçamento estadual para 2016, nesta quinta-feira, 20/8, na Câmara local. Integraram a mesa os deputados Edmir Chedid (DEM " 2º secretário da Assembleia Legislativa), Luiz Fernando Machado (PSDB), o presidente da Câmara de Jundiaí, Marcelo Gastaldo (PTB), a vereadora Marilena Negro (PT) e o representante da Secretaria estadual de Planejamento, Maurício Hoffmann.

Machado lembrou que é preciso aumentar o repasse para a Santa Casa de Jundiaí. Outro tema abordado por ele foi a construção de alças viárias de acesso da cidade a rodovia Anhanguera. Ele insistiu que essas alças a partir da avenida Nove de Julho são extremamente necessárias para melhorar a mobilidade urbana da cidade. Chedid saudou a todos e reforçou as palavras de Machado quanto às obras viárias na cidade, sobretudo no que se refere ao viaduto na avenida Nove de Julho.

A vereadora apresentou algumas demandas de Jundiaí, como recursos para a conservação das cabeceiras dos rios da região e para a gestão dos hospitais São Vicente de Paulo e Regional. Gastaldo pleiteou câmeras de vigilância para monitoramento de segurança na cidade. A instalação de mais creches foi outra sugestão dele. O presidente da Câmara de Itatiba, Vitorio Bando, propôs a duplicação da ligação Bragança-Itatiba e da construção de unidade da Fatec na cidade, uma vez que o terreno já foi doado pela prefeitura para essa finalidade.

Alexandre Mustafa, diretor administrativo de Finanças do Itesp, discorreu sobre agricultura familiar e o programa do instituto Cidadania no Campo e na Cidade. Para ambos indicou a necessidade de mais verbas. Lucinda Lopes, presidente da ONG Centro de Defesa da Criança e do Adolescente de Jundiaí, afirmou que na última conferência da entidade os jovens pediram a implementação de grêmios estudantis. Além disso, Lucinda pediu solução para a elevada evasão escolar no segundo semestre, que chega a 50% do número de alunos praticamente em todo o Estado. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, Silvia de Lima, reclamou da falta de política salarial na autarquia vinculada à Unesp.

Ao final, os presentes indicaram como prioridade saúde, educação e desenvolvimento econômico. A votação foi feita mediante urna e cédulas com cerca de 20 temas que a comissão disponibiliza para as pessoas escolherem qual área de governo consideram mais importante.

A próxima reunião acontece nesta sexta-feira, 21/8, às 10h, na Câmara de Piracicaba, cidade sede de aglomeração urbana.

alesp