Assembleia presta homenagem ao Exército Brasileiro e seu patrono


21/08/2015 19:00 | Da Redação: Josué Rocha Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

Sessão solene na Assembleia presta homenagem ao Exército Brasileiro e seu patrono<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174355.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário JK da Assembleia na manhã desta sexta-feira, 21/8 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174356.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  A cerimônia reuniu autoridades militares <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174357.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> "Numa sociedade materialista como a nossa, em que os homens têm buscado o enriquecimento a qualquer custo, deixando os valores éticos e morais de lado, nos alegra ver esse padrão encontrado de forma abundante nas corporações militares"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174363.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Capez lembrou que a data oficial do Dia do Soldado é 25 de agosto, natalício de Duque de Caxias. "Único brasileiro a receber esse título"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174358.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Centenas de militares integrantes do Exército acompanham as homenagens <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comandante militar do Sudeste, general-de-Exército, João Camilo Pires de Campos, é homenageado durante a solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174360.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  João Camilo Pires de Campos, comandante militar do Sudeste<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174361.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades militares e civis <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174362.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim,  João Camilo Pires de Campos,  Marcelo Kanitz Damasceno e presidente Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174364.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Exército Brasileiro e seu patrono, Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, foram temas da sessão solene realizada nesta sexta-feira, 21/8, conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez. A cerimônia reuniu autoridades e centenas de militares integrantes do Exército.

Capez lembrou que a data oficial do Dia do Soldado é 25 de agosto, natalício de Duque de Caxias. "Único brasileiro a receber esse título", observou o parlamentar. Ele exaltou o exemplo deixado por Caxias, de honestidade, coragem e amor à pátria. "Numa sociedade materialista como a nossa, em que os homens têm buscado o enriquecimento a qualquer custo, deixando os valores éticos e morais de lado, nos alegra ver esse padrão encontrado de forma abundante nas corporações militares", declarou o presidente.

O comandante militar do Sudeste, general-de-Exército, João Camilo Pires de Campos, também foi homenageado durante a solenidade. Além de um troféu com formato simbolizando um aperto de mãos, entregue pelo presidente Fernando Capez e deputado Delegado Olim (PP); Campos recebeu homenagens da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil (Libra) e foi muito elogiado no discurso do major brigadeiro-do-ar, Marcelo Kanitz Damasceno, comandante do IV Comando Aéreo Regional.

Damasceno afirmou que a passagem do general João Camilo à frente do Comando Militar do Sudeste tem deixado um legado de lições e exemplo de um comando humanitário e de paz. O trabalho de Campos à frente das equipes de segurança no Estado de São Paulo durante a Copa do Mundo da Fifa de 2014 foi lembrado por Damasceno.

João Camilo Pires de Campos agradeceu as homenagens. Disse que as mãos entrelaçadas do troféu recebido simbolizam a amizade, o congraçamento existente entre a sociedade civil e as forças militares. "Agradeço em nome dos 25 mil homens e mulheres que compõem o Comando Militar do Sudeste". Sobre o fato de Duque de Caxias ser considerado o patrono do Exército, o general foi enfático: "patrono significa padrão. Nós que nos vestimos essa farda verde temos ele como nosso padrão de ética, coragem, honestidade, lealdade e amor à pátria".

Durante a solenidade houve apresentações musicais da banda do Exército, do violonista Robson Miguel e de vídeo institucional do Exército Brasileiro, com grande destaque para investimentos que aquela corporação tem feito na área de tecnologia.

alesp